Após ser notificada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a empresa Águas de Manaus retirou 19 vazamentos que estavam comprometendo o abastecimento de água tratada dos moradores do residencial Vila Suíça no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.
A demora da concessionária em atender aos chamados dos moradores, levou os usuários a acionarem a Ageman por meio das redes sociais da agência.
Engenheiros da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman estiveram no residencial, conversaram com os usuários de várias ruas, vistoriaram o reservatório que abastece os moradores e que está sob a responsabilidade da empresa Águas de Manaus e com o auxílio de um dos primeiros moradores, identificaram os vazamentos em pontos diferentes do conjunto.
“Os vazamentos fizeram com que a pressão da água diminuísse, e os usuários não conseguiam sequer encher as caixas d´água, causando um grande transtorno. Com a retirada dos vazamentos, conseguimos aumentar a pressão da água para os níveis aceitáveis e restabelecemos o abastecimento”, afirmou o engenheiro da Ageman, André Ferreira.
Na avaliação dos técnicos da Ageman, a construtora responsável pelo residencial utilizou material de qualidade inferior, causando sucessivos vazamentos na rede, prejudicando os moradores.
Em setembro de 2019, problema semelhante levou a Ageman a acionar a concessionária, que retirou mais de 20 vazamentos no mesmo condomínio.
“Moro ao lado do reservatório de água e mesmo assim o problema da falta d’ água é bem recorrente aqui. Minha casa é térrea e nem assim consigo encher a caixa d´água. Tenho uma mãe idosa que é cadeirante e ficar sem água é bem complicado”, declarou a moradora da rua Francisco Vitelli, Shirley Pinheiro Campos.
Outro problema identificado pela Ageman foi o atendimento realizado pela empresa junto aos usuários por meio do WhatsApp. Em uma semana, a moradora Michelle Bentes fez quatro registros. Ela considerou o serviço de atendimento virtual ineficiente.
“Acionei a empresa, e estamos vendo que o problema somente foi resolvido porque procuramos a Ageman. Ficamos mais de uma semana conversando por WhatsApp com o atendente e eles informavam que para eles constava que o serviço estava normal e a gente sem água, em outro momento diziam que tinha equipe aqui, e a gente não via ninguém trabalhando, daí encerravam o atendimento virtual e o problema continuava, foi quando acionei a Ageman pelo Instagram, e a equipe veio aqui; e, graças a Deus, resolveu”, afirmou a moradora.
Na notificação enviada à concessionária, a Ageman deu um prazo de 20 dias para que a empresa Águas de Manaus analise a situação dos constantes vazamentos no sistema que abastece o residencial Vila Suíça, incluindo as causas e soluções das não conformidades.
Texto – Tereza Teófilo / Ageman
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Fotos – Divulgação / Ageman
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