Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Calhas do Amazonas registram índices superiores à marca histórica da cheia deste ano
Governo do Amazonas

Calhas do Amazonas registram índices superiores à marca histórica da cheia deste ano

27 de dezembro de 2021
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Herick Pereira/SecomCom exceção do Rio Madeira, todas as calhas do Amazonas têm registrado índices superiores à marca histórica. Caso os números continuem altos, a previsão é que, no ano de 2022, todos os municípios do estado sejam atingidos pela cheia dos rios. O alerta foi feito, nesta segunda-feira (27/12), pelo governador Wilson Lima, durante a apresentação do plano de ação para a Operação Enchente 2022.
Há 37 minutos
Por Agência Amazonas

Governador Wilson Lima apresentou plano de ação para a Operação Enchente 2022, nesta segunda-feira (27/12)

“Estive, há aproximadamente 10, 15 dias, nas calhas do Juruá e do Purus e constatei, junto com as prefeituras e os técnicos, a subida desses rios. Nós já estamos mobilizando toda a nossa estrutura, todos os nossos secretários. Inclusive estamos reunindo, aqui, para discutir ações integradas de socorro a esses municípios e famílias que forem atingidos pela subida dos rios”, disse Wilson Lima.

O planejamento define as medidas do Estado para socorrer as famílias que, possivelmente, enfrentarão prejuízos causados pela subida dos rios da região. O plano observa dados de monitoramento hidroclimatológicos que apontam risco de enchente dos rios acima da normalidade, no ano que vem.

“É uma marca desse governo. Desde 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu, ele disse: ‘Não chega em lugar nenhum secretaria individual, chega o sistema, chega o Estado’. O Estado se faz representado por todas as suas secretarias, e é assim que nós estamos trabalhando, desde 2019, como um sistema. As secretarias têm trabalhado de forma conjunta para que possam ofertar os melhores serviços e o maior volume de ações, para que o Estado consiga realmente minimizar os impactos e ofertar para a população o máximo de serviços possíveis”, afirmou Francisco Máximo.

O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destacou a ação integrada entre os órgãos estaduais para minimizar o impacto da cheia na vida da população.

“Ultimamente, os eventos extremos têm sido cada vez mais expressivos, tanto as cheias históricas quanto as secas. A exemplo disso, nós tivemos essa cheia de 2021, e o condicionante para que ela acontecesse é idêntico ao de agora”, pontuou Patrícia Guimarães, meteorologista da Defesa Civil.

Fenômeno – Os altos níveis dos rios do Amazonas são resultado do fenômeno La Niña, um resfriamento no Oceano Pacífico que altera a circulação e potencializa as chuvas na Região Amazônica.

Parceria – Conforme Patrícia Guimarães, para que os impactos da cheia possam ser calculados com antecedência, é necessário um trabalho em parceria com os municípios.

Além do La Niña, a especialista também ressalta o aquecimento do Atlântico Sul tropical como responsável pelas chuvas na região. “Ele funciona como uma esteira transportando umidade para a Amazônia, ou seja, mais chuva ainda. Esse é o cenário que a gente se encontra e que vai perdurar até fevereiro”, acrescentou a meteorologista.

Índices – Na calha do Rio Negro, onde a maior cheia já resgistrada foi neste ano, o nível está 2,88 metros acima do que estava no mesmo período do ano passado. Em 24 de dezembro de 2020, o rio estava com 20,29 metros de profundidade. No mesmo dia deste mês, chegou a 23,27 metros. Os indicadores têm como referência o município de Manaus.

“É muito importante que os municípios deem um feedback de como está sendo a resposta da chuva. Ela [a resposta da chuva] é a lâmina d’água que vem aumentando gradualmente no rio, e a gente precisa dessa informação para fazer o monitoramento e entender se a cota desse rio está acima ou não da média”, concluiu.

Além do Rio Negro, o monitoramento do nível dos rios das calhas nas estações dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos aponta níveis atípicos, acima do esperado para a época. Se as previsões se confirmarem, os primeiros municípios serão atingidos entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira metade de fevereiro.

Tags:BarcelosGoverno do AmazonasJuruáManausSanta Isabel do Rio Negrosao gabriel da cachoeira
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais

Por administrador
Governo do Amazonas

Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana

Por administrador
Governo do Amazonas

Festival Batalha da Hora reúne programação gratuita de hip hop em Manaus nos dias 22 e 23 de novembro

Por administrador
Governo do Amazonas

Sejusc realiza letramento para comunicadores e abre 21 Dias de Ativismo de combate ao racismo em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais

Por administrador
Governo do Amazonas

Programa Crédito Rosa já injetou R$ 38 milhões e beneficiou mais de 5,5 mil mulheres no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Temporada de cruzeiros no Porto de Manaus começa com chegada do navio MS Insígnia e previsão de seis escalas até abril de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos

Por administrador
Governo do Amazonas

Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?