FOTO: Arquivo pessoalO coordenador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), o médico infectologista Marcus Lacerda, foi agraciado, nesta semana, com duas premiações: a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, maior comenda do Poder Legislativo do Estado do Amazonas, e o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas
Comenda da Aleam foi entregue na noite de ontem (15/12), e Prêmio Sergio Arouca teve cerimônia na segunda-feira (13/12), no Rio de Janeiro
Em agradecimento, o pesquisador disse que fica honrado em receber o reconhecimento de um dos poderes do Estado. A indicação foi da deputada estadual Mayara Pinheiro. “Não sou cidadão amazonense, mas vivo aqui há 21 anos. É motivo de muito orgulho ser agraciado com essa medalha”, salientou.
A cerimônia de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi realizada na noite de quarta-feira (15/12), no auditório Belarmino Lins. A honraria prestigia personalidades com relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.
Lacerda foi homenageado, ao lado da diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Adele Benzaken, em reconhecimento ao seu trabalho sério, pela dedicação à ciência e preocupação com as vidas dos brasileiros. Durante o evento, foi destacado que ambos os pesquisadores tiveram suas indicações para a Ordem Nacional do Mérito Científico preteridas pelo Presidente da República e sofreram discriminação politica por suas posições claras em favor do interesse e da saúde pública.
Prêmio Sergio Arouca – A entrega do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania foi realizada na segunda-feira (13/12), no Rio de Janeiro, pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) da Fiocruz. Periodicamente, a associação homenageia entidades e personalidades na luta em defesa da saúde pública, democracia e por direitos.
“Mais importante do que homenagear as inúmeras pessoas e instituições que participaram da construção da saúde pública e fazem pesquisa de qualidade nesse país, é importante lembrar de Sergio Arouca; é importante lembrar da Fiocruz; é importante que, como pesquisadores, olhemos para o futuro e pensamos em quais desafios teremos daqui para frente. A todos vocês, meu muito obrigado”.
Em mensagem de agradecimento, via vídeo, o infectologista falou que foi com imensa alegria que recebeu a notícia de que seus pares da Asfoc haviam o indicado a receber a premiação, bem como salientou a importância de olhar para os desafios na manutenção da saúde pública no país.
No ensino, atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sendo docente permanente do Programa de Mestrado em Hematologia da instituição e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB), nos Estados Unidos. Lacerda também é autor da coluna e do livro de crônicas “Quarentena no Rio Negro”, disponível on-line.
Atuação – Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda é médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).
Desde 2017, coordena o IPCCB, um grupo de pesquisa interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, que funciona como um consórcio firmado entre a FMT-HVD com a UEA e a Fiocruz-Amazônia. É pesquisador 1C do CNPq e editor da “Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical”, da “PLoS Neglected Diseases” e da “Frontiers Tropical Medicine”. Seus principais focos de pesquisa são: malária, HIV, arboviroses e outras doenças emergentes.