FOTO: Clóvis MirandaA Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerra, nesta quinta-feira (16/12), o curso Defensoras Populares. A iniciativa é voltada para capacitar mulheres que se destacam como lideranças populares em educação em direitos humanos e das mulheres, principalmente aquelas que lidam com a população em situação de vulnerabilidade no Amazonas.
Há 8 minutos
Por Agência Amazonas
Formandas vão multiplicar conhecimento sobre direitos humanos e direito das mulheres
A formação de lideranças femininas também foi um dos propósitos do curso. As participantes serão agentes multiplicadores de conhecimento em suas comunidades e devem encaminhar demandas corretamente para a rede de serviços.
Organizado pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da DPE-AM, com apoio da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), o curso teve o intuito de democratizar o acesso à Justiça e às instituições públicas, fortalecendo a Defensoria na sua relação com a comunidade.
Rodas de conversas, aulas teóricas, mostra de filmes, exposições artísticas e visitas à Defensoria Pública, delegacias de polícia, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal integraram a programação do curso.
Metodologia – O curso Defensoras Populares teve início no dia 28 de setembro. Na atividade, foram realizadas 10 aulas, uma a cada semana, com duração de duas horas. As aulas ocorreram em formato telepresencial e on-line para a capital e o interior do Amazonas, com transmissão por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Nas duas modalidades, o curso foi transmitido pelo canal da Defensoria no YouTube.
As alunas receberão certificados e carteira de defensoras populares, emitidas pela Esudpam.