O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), recebeu nesta quinta-feira (16/12), das mãos do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, o parecer prévio do julgamento das contas do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), referente ao exercício de 2020.Após a entrega das contas com o parecer técnico e opinativo do TCE-AM, o Parlamento Municipal, deve fazer o julgamento político das contas do ex-prefeito, o que deve ser feito ainda nas primeiras sessões de 2022, segundo o presidente da CMM, David Reis.
“Recebemos as contas e agora vamos nos debruçar sobre esta matéria para que tão logo a devolvamos para a Corte de Contas, que de forma respeitosa veio a este poder, na pessoa do presidente Mario Mello, realizar esse ato”, afirmou.
O conselheiro Mario de Mello destacou a importância de entregar as contas pessoalmente ao presidente da Câmara, David Reis, e que essa tem sido a sua conduta desde que assumiu a presidência do Tribunal de Contas. “Fiz esse ato na Assembleia Legislativa ao entregar as contas do governador Wilson Lima e o faço agora com as contas municipais, e tenho a certeza que esta Casa fará uma análise justa, baseada no que o Pleno relatou”, afirmou.
Também participaram da solenidade de entrega do parecer prévio das contas do ex-prefeito Arthur Neto, os vereadores Wallace Oliveira (Pros), Elissandro Bessa (Solidariedade), Lissandro Breval (Avante), Sassá da Construção Civil (PT), professor Samuel (PL) e Diego Afonso (PSL).
Sobre as contas
Com mais de 13 mil páginas, o processo que julgou as contas do ex-prefeito teve relatoria da conselheira Yara Lins dos Santos que, ao proferir seu voto favorável pela aprovação das contas do então prefeito, destacou que não foram encontrados motivos para que o voto fosse feito de forma contrária.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM