Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (13/12), o vereador Ivo Neto (Patriota), que também é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Casa, alertou as autoridades para a necessidade de se fortalecer a rede de apoio à criança e ao adolescente em Manaus. O vereador relembrou os dois casos de agressão física ocorridos nos últimos dias na capital, que tiveram repercussão nacional.Esses crimes contra a criança ocorreram em menos de dois dias em Manaus, e em ambos os casos, os responsáveis foram presos em flagrante.
“Devemos fortalecer as políticas públicas em defesa da criança e do adolescente, principalmente estruturando os conselhos tutelares e dando condições de trabalho para que os conselheiros possam desempenhar as suas funções. Manaus precisa urgentemente da criação de novos conselhos. Peço aqui aos amigos vereadores que possamos clamar para que a população denuncie esse tipo de crime”, assegurou o parlamentar.
Entenda os casos
O primeiro caso citado pelo vereador foi o do garoto de 9 anos que era torturado pela madrasta e pelo próprio pai. Na última segunda-feira (6/12), ele foi resgatado depois de denúncia acatada pelo conselho tutelar e encaminhada à delegada da Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho. Segundo a delegada, a criança era acorrentada durante a noite e dormia assim e, caso necessitasse ir ao banheiro, ninguém o ajudava, além de apanhar constantemente por qualquer motivo.
O crime teve repercussão nacional, tendo sido compartilhado pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Pelas redes sociais ela publicou: “Chorei ao conhecer a história. Até quando meu Deus? Em caso de violência disque 100”.
Os dois agressores foram presos e vão responder pelo crime de tortura. O menino agredido foi levado a um abrigo e os outros dois filhos do casal estão com parentes.
O outro caso citado ocorreu 2 dias depois, com uma criança de apenas 3 anos que sofria maus-tratos também por parte do pai e da madrasta.
“Quero parabenizar o trabalho da conselheira tutelar Katilene e da delegada Joyce, que prontamente acolheram as denúncias e foram até os responsáveis. É um crime que são atos desumanos, cometidos por quem deveria cuidar e proteger nossas crianças”, afirmou Ivo Neto.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador