Dar continuidade a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi o pedido feito pelo vereador Lissandro Breval (Avante), que representou o Parlamento Municipal na cerimônia de posse do novo presidente do colegiado, conselheiro Érico Desterro, realizado nesta terça-feira (21/12).Lissandro Breval destacou a harmonia entre os poderes e como isso tem colaborado na transparência das contas do Executivo Municipal, na qual a CMM, faz o julgamento político e também da Casa Legislativa. “Temos essa parceria há anos, que vem desde outras legislaturas, e nosso pedido é que permaneça assim. Tenho a certeza que o conselheiro Érico Desterro, vai manter essa política e assim como ele afirmou durante seu discurso, também estaremos de portas abertas criando mecanismos e parcerias em prol da população”, disse o parlamentar.
A vereadora Yomara Lins (PRTB), que participou da solenidade, teceu elogios a Érico Desterro e desejou uma gestão proativa nos próximos dois anos. “O Érico Desterro é muito competente, e com certeza terá uma grande gestão, não à toa, é a segunda vez que assume a presidência e desta vez com mais experiência”, enfatizou.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também desejou sucesso ao novo presidente do TCE-AM e afirmou que o colegiado é um importante controlador dos gastos, fazendo cumprir a Lei da Transparência em todas as esferas. “Tivemos uma excelente gestão com o conselheiro Mário de Mello e que terá continuidade com o Érico e meu desejo é que o trabalho seja mantido e a prefeitura estará sempre alinhada com este órgão”, afirmou.
Posse
Após dez anos o conselheiro Érico Desterro volta a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), desta vez para o biênio 2022-2023 e prometeu ser a gestão mais transparente possível.
“Muitas coisas mudaram ao longo de dez anos, e o tribunal tem acompanhado essa mudança. É claro que os desafios serão grandes, teremos uma grande responsabilidade e com muito empenho, vamos manter e avançar no que for necessário frente ao colegiado de contas, abrindo as portas e mantendo a transparência”, afirmou.
Na mesma solenidade, foram empossados os conselheiros Yara Lins dos Santos, como vice-presidente do TCE-AM; Ari Moutinho Júnior, como corregedor da Corte de Contas; Josué Cláudio, como ouvidor, e o conselheiro Mario de Mello, como coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP).
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Divulgação – TCE-AM