O vereador Professor Samuel (PL) prestigiou com felicidade o convênio assinado entre os dois poderes, que permitirá a gratuidade no transporte coletivo para estudantes da rede pública de ensino, assinado nesta terça-feira (21/12), pelo governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, na sede da Prefeitura de Manaus, zona Oeste.O ‘passe livre’ para alunos do ensino fundamental e médio, é um dos principais pilares do Programa de Reestruturação e Qualificação do Transporte Público do Município de Manaus, beneficiando mais de 470 mil estudantes, com 230 mil de escolas estaduais e 240 mil de escolas de Manaus.
“Passe livre já! Vitória histórica para os alunos, hoje a parceria da Prefeitura de Manaus com o Governo do Amazonas deu um passo enorme na educação, a gratuidade anunciada nos transportes coletivos para os alunos da rede municipal e estadual é o início de uma nova etapa para toda a população. Como educador sei da dificuldade de muitos alunos e pais, sei das desistências, das condições que muitos enfrentam para chegar a uma sala de aula, aqui registro com felicidade o trabalho do Prefeito David Almeida e do Governador Wilson Lima”, destacou o parlamentar.
A inciativa é inédita e reivindicada há anos pelos estudantes de Manaus, o convênio de R$156 milhões dará a implementação do Passe Livre Estudantil, destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio, da rede municipal e estadual. Além disso, esse recurso garante que não haja aumento da tarifa do transporte público em Manaus, durante o próximo ano. Samuel prevê uma baixa em evasões escolares no próximo ano e garante que buscará meios de reforçar o aprendizado defasado por conta da pandemia. “Com isso, vamos assegurar que nossas crianças e adolescentes frequentem a escola, e ressalto que agora nossa luta será para um reforço aos estudantes prejudicados com a pandemia.”
Texto e foto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador