As inscrições para os cursos remotos, gratuitos e com direito a certificação através da plataforma de Ensino a Distância da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (EscolegisCMM), encerram nesta quinta-feira (30/12). Ao todo, dez cursos foram disponibilizados pela plataforma, são eles: Espanhol Intermediário, Recreação Infantil, Técnicas para Currículo, Inteligência Emocional, Assistente Administrativo, Auxiliar Comercial, Lei de Responsabilidade Fiscal e Poder Legislativo e Representação.O período de inscrição começou no dia 15 de dezembro e segue até o dia 30. Para se inscrever, os interessados devem acessar os sites www.cmm.am.gov.br ou www.escolegiscmm.com.br.
A carga horária de cada curso varia entre 6 e 20 horas. Os certificados são emitidos, automaticamente, após a conclusão das aulas ministradas e entrega de exercícios e avaliação.
Entre os cursos ofertados está o de “Lei de Responsabilidade Fiscal e Poder Legislativo e Representação”. De acordo com a professora do curso, Virgínia Evangelista, formada em direito há 10 anos, o curso é para quem tem interesse na gestão pública. “Nessa plataforma, os alunos irão aprender sobre gestão pública, gestão fiscal, receitas e despesas do órgão, todos divididos por unidades dentro da carga horária”, explica a professora.
Outro curso disponível para inscrição é o de “Poder Legislativo e Representado”, ministrado pela professora Ana Caroline, que explica o principal objetivo do curso. “A turma inscrita irá apender um pouco de cada, sobre o poder legislativo, sobre o que acontece em Brasília, tribunais de contas, processo legislativo e sobre o ciclo orçamentário”, disse a mestra.
A plataforma permite que os interessados se inscrevam em até três cursos, por vez. As aulas, ministradas por professores renomados no país, são disponibilizadas no site, e podem ser assistidas diretamente na plataforma, a qualquer hora do dia. Também podem ser baixadas e assistidas depois sem necessidade de estar logado na internet.
Os cursos foram lançados pelo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante), no dia 1º de dezembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez, que vai qualificar cerca de 2 milhões de manauaras, gratuitamente, num prazo de um ano, em 77 cursos diferentes.
O presidente da CMM, explica que a oferta de novos cursos de qualificação profissional está sendo feita de forma gradual, sempre oferecendo 25 mil vagas a cada mês. “No mês de fevereiro, a EscolegisCMM deve entregar sua oferta máxima de cursos, ao todo são 77 cursos de capacitação e qualificação profissional”, disse.
Texto: Saulo Viégas – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM