FOTOS: Divulgação/SeasCumprindo orientações do governador Wilson Lima de levar ações, projetos, programas e serviços socioassistenciais ao máximo de municípios amazonenses, o Programa Criança Feliz (PCF), executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou 31.202 visitas entre janeiro e outubro de 2021, em 59 municípios. Crianças e gestantes são o público-alvo do programa, voltado à Proteção Social Básica, que conta com a parceria de diversas secretarias estaduais, por meio do comitê gestor.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas
Crianças e gestantes são público-alvo da iniciativa executada pelo Governo do Estado
Além das 31.202 visitas realizadas, o balanço parcial deste ano aponta ainda um total de 13.298 famílias acompanhadas pelo programa no estado. Destaca-se ainda no levantamento o acompanhamento de 1.867 gestantes.
Na gestão do governador Wilson Lima, os avanços do programa são significativos, uma vez que a iniciativa estimula o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a família num contexto mais amplo. O trabalho dos visitadores do PCF se traduz em visitas domiciliares ao público beneficiário para acompanhamento familiar.
“Mas em nenhum momento as famílias deixaram de ser assistidas”, assegurou Camila Parkei, coordenadora estadual do PCF, informando que, com o avanço da vacinação e mantendo todos os cuidados, os visitadores estão nos lares fortalecendo os vínculos familiares.
No Amazonas, o PCF tem se reinventado na forma de trabalhar para atender o público-alvo, que se encontra nas mais diversas comunidades ribeirinhas e povos tradicionais. O segundo pico da pandemia, somado à maior enchente dos últimos anos, levou os visitadores a trabalhar de forma remota.
O programa é um sucesso no estado, estando presente nos 59 municípios do Amazonas. “Neste ano, cinco municípios amazonenses expandiram suas metas, dobrando a quantidade de famílias assistidas pelo programa, que tem como objetivo realizar o acompanhamento domiciliar para promover o desenvolvimento integral na primeira infância”, sintetizou Camila Parkei.
Órfãos da Covid-19 – A coordenadora destacou ainda um novo público prioritário, que são as crianças órfãs da Covid-19, de até 72 meses, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que também estão sendo contempladas.
O PCF tem caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Iniciativa nacional – O Criança Feliz é um programa federal executado em parceria com o Governo do Estado, com alcance em 59 municípios do Amazonas – apenas Manaus, Apuí e Santa Isabel do Rio Negro ainda não aderiram à iniciativa.
As visitas contínuas auxiliam no fortalecimento do vínculo afetivo da família, propiciando um ambiente mais harmônico e adequado para o desenvolvimento integral na primeira infância. O visitador auxilia a família nos cuidados para a promoção do desenvolvimento da criança, com o intuito de proteger, estimular e brincar, que são os maiores investimentos que podem ser feitos em prol de uma criança.