Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Sedecti participa do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira em Porto Velho
Governo do Amazonas

Sedecti participa do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira em Porto Velho

14 de dezembro de 2021
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 13 minutos
Por Janderson Martins

Lançamento do Projeto aconteceu em Porto Velho (RO) e a intenção é ser um case que possa ser aplicado em outras regiões do país

FOTO: Divulgação/SedectiO titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, participou nesta terça-feira (14/12), do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira, que aconteceu em Porto Velho (RO).

A ZDS Abunã-Madeira foi planejada como um conjunto de ações multissetoriais voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento socioeconômico das áreas onde estará localizada. Trata-se de uma proposta inovadora, que se diferencia de outros projetos aplicados na região, porque nasce da sinergia entre a articulação institucional dos entes nacionais e subnacionais, e do planejamento técnico baseado nos eixos do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico).

O secretário Jório Veiga destacou que a iniciativa da ZDS Abunã-Madeira é muito importante para os três estados envolvidos (Amazonas, Acre e Rondônia) e, em especial, para o Amazonas, que tem a possibilidade de alavancar o desenvolvimento sustentável na região sul do estado.

“A ZDS Abunã-Madeira contempla ações para áreas como: o turismo, a educação, a indústria e a agropecuária. Essas ações vão muito além da preservação da floresta, porque elas englobam ainda o desenvolvimento do capital humano, da infraestrutura com a melhoria das estradas e da logística”, disse o secretário.

Veiga enfatizou ainda outras soluções para melhoria e desenvolvimento da região. “As questões da regularização fundiária, da disponibilidade de energia elétrica, da comunicação, entre outras melhorias que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa região, também estão contempladas no Projeto”, reforçou o secretário.

Além de Jório Veiga, o evento contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão; dos superintendentes da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, e de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Louise Caroline Low; além do secretário de Estado de produção rural do Amazonas (SEPROR), Petrucio Magalhães, entre outras autoridades.

SUDAM – Originalmente o Projeto da ZDS nasceu nos três estados e foi chamado de Amacro pelos seus primeiros idealizadores. Contudo, esse projeto inicial levou à cooperação técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com o apoio de outras instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das secretarias dos estados envolvidos. Ao ser repensado tecnicamente para atender aos critérios do desenvolvimento sustentável, tornou-se robusto.

Uma vez que a designação Amacro já não atendia mais ao escopo do projeto técnico, surgiu a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira.

“A ideia de uma Zona de Desenvolvimento Sustentável surgiu da percepção de que a proteção da natureza e o desenvolvimento socioeconômico não são antagônicos nem excludentes. Ao contrário, caminham juntos”, assinalou a superintendente da SUDAM Louise Caroline Campos Low.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, explicou que “a ZDS deseja viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) na região em que o projeto for implantado”.  A Zona, inclusive, possui um Documento Referencial, que é o planejamento estratégico preparado pelos técnicos em desenvolvimento da SUDAM.

ZDS Abunã-Madeira – A ZDS Abunã-Madeira engloba 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, cuja área total é de 454.220 quilômetros quadrados (km²) e com população estimada para 2020 de, aproximadamente, 1,8 milhão de pessoas. Trata-se de uma região emblemática, tanto em relação aos desafios ambientais quanto à necessidade de desenvolvimento socioeconômico.

*Com informações da SUDAM

Tags:Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Torneio da Diversidade LGBTQIA+ reúne quatro modalidades e arrecadação na Vila Olímpica de Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

ADS realiza recadastramento de feirantes e produtores rurais para feiras de produtos regionais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Idam e Fazenda Aruanã abrem inscrições para doação de mudas de castanha-da-Amazônia até 20 de março

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam registra 389 resgates de animais silvestres em Manaus em 2025 e detalha espécies e bairros

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas registra 14.004 atendimentos em regularização fundiária e 1.500 vistorias em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia fase 4 do programa Atualiza Pescador e alcança marca de 5 mil kits entregues a pescadores

Por administrador
Governo do Amazonas

Lacen-AM amplia capacidade de diagnóstico e processou 289.821 mil procedimentos laboratoriais em 2025 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mais de 5,8 mil violações de direitos da pessoa idosa são registradas no Amazonas em 2025 e indicam maior procura por serviços

Por administrador
Governo do Amazonas

Eletricista de Iranduba faz cirurgia de catarata em Manaus pelo Opera+ Amazonas com meta de reduzir filas

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP divulga informe e registra 1.996 casos confirmados de esporotricose humana no Amazonas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP divulga informe com 1.996 casos confirmados de esporotricose no Amazonas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Idam e Adaf promovem capacitação sobre mosca-da-carambola após quarentena em três municípios do Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?