Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Vírus respiratórios: FVS-RCP amplia rede de vigilância no Amazonas
Governo do Amazonas

Vírus respiratórios: FVS-RCP amplia rede de vigilância no Amazonas

16 de dezembro de 2021
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Na intenção de fortalecer o enfrentamento aos vírus respiratórios durante o período sazonal para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria de Estado da saúde por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quinta-feira (16/12), um seminário para ampliar e uniformizar os meios de combate a essas síndromes no Estado por meio da estratégia REDE Sentinela. O encontro foi fechado para os núcleos de vigilância hospitalar de todo o Estado e contou com a presença de 100 pessoas, sendo 60 delas de forma presencial, respeitando as medidas preventivas à Covid-19, e 40 acompanhando remotamente.
Há 37 minutos
Por Agência Amazonas

O encontro é para reforçar o alerta sobre o aumento de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que são comuns no período chuvoso no Estado

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que esteve presente durante a abertura do evento, afirmou que as equipes hospitalares precisam estar engajadas no combate aos vírus respiratórios. “É preciso que as equipes compreendam o cenário epidemiológico das síndromes, o tratamento e como lidar com a situação diante do surto que está acontecendo”, disse Tatyana.

A necessidade das ações de reforço atende o aumento de casos de SG e SRAG que são comuns durante o inverno amazônico, que coincide com o período chuvoso no Estado. O evento foi organizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, em parceria com a REDE de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Amazonas (Renaveh).

De acordo com o chefe do DVE/FVS-RCP, Alexsandro Melo, a FVS-RCP está alertando as redes de vigilância hospitalar sobre a circulação do vírus Influenza A (H3N2) no Estado. “Quando o paciente chega na unidade hospitalar apresentando sintomas de síndromes gripais, é realizado o teste antígeno para Covid-19. Testando negativo para presença do NOVO coronavírus, a conduta é para o vírus da influenza. Por isso, estamos alertando sobre a presença do vírus e sobre o tratamento”, salientou Alexsandro.  

Segundo a enfermeira do DVE/FVS-RCP, Lilian furtado, entre os assuntos debatidos no evento estão o cenário epidemiológico e a vigilância laboratorial. “Os núcleos de vigilância estão presentes no evento para uniformizar as ações que devem ser realizadas frente aos vírus respiratórios. Toda a equipe deve estar preparada para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios no Estado”, informou.

A REDE Sentinela é um programa global de monitoramento de vírus, comandada pela Organização Mundial da saúde (OMS). O Estado do Amazonas faz parte do programa. O objetivo é coletar amostras semanais de pacientes com síndrome gripal nas redes de assistência participantes, que são encaminhadas para laboratório com o objetivo de realizar sequenciamento genético.

REDE Sentinela – O Amazonas está ampliando o número de unidades integrantes da REDE Sentinela de Influenza, passando de oito, para 28 unidades, incluindo as que estão localizadas no interior do Estado.

“Esse monitoramento da Influenza é muito importante e acarreta em retorno direto na saúde da população, porque a vacina contra a influenza é uma das mais atualizadas entre as existentes”, informou Alexsandro.

A estratégia identifica a linhagem viral predominante e, posteriormente, a Organização Mundial da saúde (OMS) seleciona os vírus que irão compor a vacinação contra influenza no ano seguinte.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?