FOTO: Daniel Brito/Ascom UEAEstudantes do ensino médio de seis instituições da rede pública terão acesso a cursos gratuitos de robótica e tecnologias digitais por meio do projeto de pesquisa e desenvolvimento Academia Stem, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a iniciativa privada. Na terça-feira (29/11), o projeto estreou os laboratórios móveis de ensino no município de Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus).
Por Agência Amazonas
A estrutura de alta tecnologia levada em carretas pelo projeto foi instalada no Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos
O coordenador do projeto Academia Stem, Jucimar Maia Júnior, destaca a oportunidade de fortalecimento da educação no interior por meio da iniciativa. “A ida dos nossos laboratórios móveis para o interior do Amazonas só mostra o compromisso da Academia Stem e da UEA em interiorizar o conhecimento. É uma oportunidade de levar o estado da arte para todos! O Stem não para”, disse.
A estrutura de alta tecnologia levada em carretas pelo projeto foi instalada no Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos e vai atender a, aproximadamente, 200 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus Presidente Figueiredo, Escola Estadual Maria Calderaro, Escola Estadual de Balbina e Escola Estadual Presidente Figueiredo.
A iniciativa está sendo conduzida pelo Pilar Atração, segmento do projeto Academia STEM, e conta com a articulação do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo/UEA (Nespf), por meio do diretor Aderli Simões. Segundo o coordenador do Pilar Atração, Adan Medeiros, esta é a primeira vez que o projeto atua fora da capital amazonense com a oferta de seis mini cursos para turmas de ensino médio, com abordagens na temática Stem e Tecnologias Digitais.
Representando o reitor da UEA, André Zogahib, o pró-reitor de Interiorização, Prof. Dr. Valber Martins, pontuou sobre a importância do conhecimento em novas tecnologias. “É necessário saber trabalhar com a tecnologia, a modo de direcionar seu uso para o bem da sociedade como um todo. Esta iniciativa é fundamental para que possamos dar mais capilaridade e maior divulgação deste tipo de atividade tecnológica aqui no interior do estado.”
FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEAApoio institucional
O diretor do Ceti Maria Eva dos Santos, Joseilson Dantas de Araújo, destacou a iniciativa do projeto Academia Stem e Pilar Atração ao levar a estrutura de ensino para o município. “Para nós é muito importante, pois é uma chance para os nossos alunos participarem do futuro conhecendo mecanismos tecnológicos como a impressora 3D. Agradecemos muito a UEA, ao reitor da UEA, André Zogahib, ao pró-reitor de interiorização Valber Martins e ao diretor do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo/UEA, Aderli Simões”, destacou Joseilson.
“É uma grande realização para nós do Pilar Atração e da Academia Stem estarmos no município de Presidente Figueiredo. Isso significa a expansão do nosso projeto para o interior do estado, cumprindo assim o nosso papel como universidade, de formar cidadãos nos mais diversos municípios do estado”, destacou o coordenador.
A capacitação oferece três horas de aula com conceitos a respeito da Cultura Maker, que coloca o estudante como protagonista no processo de desenvolver atividades, Stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática; do inglês) e robótica. Os estudantes inscritos terão direito a certificado de 3 horas complementares emitido pela Universidade do Estado do Amazonas.
A estudante Alice Pedroso, do Ceti, participou dos cursos e aprovou a dinâmica. “Descobri muitas coisas da tecnologia digital como o Arduino. Foi muito bom participar dessa experiência e espero levar essa aprendizagem para minha vida toda”, opinou.
Sobre o Academia Stem
O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem conta com financiamento da Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), estando sua divulgação de acordo com o previsto no artigo 39.º do Decreto nº 10.521/2020.