Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Adaf apreende agrotóxicos comercializados irregularmente no centro de Manaus
Governo do Amazonas

Adaf apreende agrotóxicos comercializados irregularmente no centro de Manaus

29 de março de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar


Há 8 minutos
Por Agência Amazonas

No total, 38 litros e 23 quilos de defensivos agrícolas sem cadastro junto à autarquia foram recolhidos em revenda clandestina

FOTO: Divulgação/ AdafA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, na semana passada, durante uma ação de fiscalização, 38 litros e 23 quilos de agrotóxicos líquidos e em pó, respectivamente, sem cadastro junto à autarquia, que vinham sendo comercializados de forma clandestina por uma revenda não autorizada, no Centro de Manaus. O material foi identificado após uma denúncia anônima sinalizar a existência de um comércio irregular de agrotóxicos naquela área da cidade.

Os materiais sem cadastro foram apreendidos e os fabricantes notificados para que façam o recolhimento. A fiscalização do uso e comercialização de defensivos agrícolas, seus componentes e afins, é uma das atividades desenvolvidas pela Adaf, por meio da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (GAIV).

Segundo o fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo da autarquia, Michaell da Silva Santos, que participou da ação, os defensivos foram identificados e recolhidos graças a uma ação de inteligência da GAIV.

“Após a denúncia, a gerência se articulou para fazer o flagrante da irregularidade. Essa revenda, mesmo possuindo permissão para comercializar material biológico, medicamentos e insumos agropecuários, não estava credenciada pela autarquia para revender defensivos agrícolas”, explicou.

Durante a operação, três revendas agropecuárias autorizadas a comercializar agrotóxicos e localizadas nas zonas centro-oeste, centro-sul e na área central de Manaus, também foram fiscalizadas para a checagem de variáveis como: registro junto ao Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa); validade dos produtos; número do lote e registro junto ao Estado do Amazonas. Nos estabelecimentos, nenhuma irregularidade foi identificada, o que para Michaell só reforça a importância da orientação sanitária prestada pela Adaf aos estabelecimentos.

Mais de 482 litros e 206 quilos de agrotóxicos líquidos e em pó foram inspecionados pelos fiscais agropecuários, ao longo da atividade da semana passada.

Registro

Para obter o registro, junto à Adaf, os estabelecimentos interessados em revender agrotóxicos precisam receber um Laudo de Vistoria em Revendas, documento emitido após inspeção presencial feita por um fiscal da autarquia. Nessa visita, o servidor da Adaf verifica as condições de armazenagem dos produtos, procedimento repetido três vezes ao ano para garantir o cumprimento da legislação, depois que as revendas entram em operação.

Atualmente no Amazonas, 15 estabelecimentos, entre casas agropecuárias e empresas prestadoras de serviços com agrotóxico estão registradas junto à Adaf.

Convergência

Durante a ação, todas as revendas agropecuárias visitadas pela equipe fiscal foram, também, notificadas a apresentar os receituários agronômicos com a prescrição de uso do defensivo agrícola; e a devida assinatura do responsável técnico legalmente autorizado. Por meio do documento, onde constam as orientações de quantidade e tipo de agrotóxico a ser utilizado na lavoura, a Adaf consegue supervisionar se a venda de agrotóxicos, no Amazonas, está sendo realizada conforme prevê a Lei Federal nº 7.802, de julho de 1989, que dispõe sobre a comercialização, o destino final dos resíduos e embalagens e a fiscalização de agrotóxicos, entre outros pontos.

FOTOS: Divulgação/ AdafNo Amazonas, a produção, o transporte e a comercialização de agrotóxicos e componentes afins é prevista na Lei nº 3.803, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo decreto Estadual nº 36.107, de 6 de agosto de 2015. De acordo com o fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo da Adaf, Michaell da Silva Santos, ter acesso aos receituários vai oportunizar a convergência das fiscalizações também nas propriedades rurais.

“Desta forma conseguiremos fechar o ciclo da fiscalização, uma vez que a Adaf atua no trânsito de produtos, comércio e uso de agrotóxicos. Este último, tendo como grande gargalo a questão da devolução das embalagens vazias de defensivos. Ponto que será foco da fiscalização nas propriedades para reverter um índice ainda baixo de entregas”, destacou.

Devolução de embalagens

A devolução de embalagens de agrotóxicos é obrigatória e também atende a Lei nº 7.802/89. Segundo a legislação, é responsabilidade das empresas que produzem e comercializam agrotóxicos, seus componentes e afins, dar destinação correta aos recipientes vazios dos produtos, após a devolução pelos usuários, assim como, pelos dos produtos apreendidos em ações fiscalizatórias como a realizada pela Gaiv, nesta semana.

O objetivo é combater o descarte irregular desses materiais, que PODE causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Quem descumpre a lei está sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.

Tags:DenúnciasEstado do AmazonasfiscalizaçãoManausmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega benefícios sociais e apoia produtores no Careiro da Várzea com crédito e equipamentos

Por administrador
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Cinco residenciais do Amazonas Meu Lar são selecionados na premiação do Minha Casa, Minha Vida por qualidade urbanística

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe superintendente do Ministério da Saúde para integrar dados e fortalecer vigilância no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Cesmam é elevado à categoria de hospital após ampliação que aumenta capacidade de internação em 125%

Por administrador
Governo do Amazonas

Ciaca no Amazonas realizou 3,7 mil atendimentos desde inauguração em outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam finalizam preparativos para entrega do Hospital do Sangue no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Debates na Teia Amazonas reforçam construção da Política Cultura Viva no Amazonas e pontos de cultura

Por administrador
Governo do Amazonas

Sala Multisense dos Caics TEA é apresentada como modelo de inovação tecnológica e cuidado direcionado em Manaus durante Expo Saúde

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?