Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Adaf celebra conquistas e pontua desafios superados em 2021
Governo do Amazonas

Adaf celebra conquistas e pontua desafios superados em 2021

3 de janeiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 40 minutos
Por Agência Amazonas

Em ano marcado pela pandemia, autarquia obteve reconhecimento junto à Organização Mundial de saúde Animal e equiparação do SIE ao Sisbi-POA

FOTOS: Divulgação/Adaf e Lucas Silva/SecomO reconhecimento internacional, junto à Organização Mundial de saúde Animal (OIE), de 14 municípios do Amazonas como área livre de febre aftosa sem vacinação, e a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), foram apenas algumas das conquistas contabilizadas pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) ao longo do ano de 2021.

O período, ainda atípico por conta da pandemia de Covid-19, que se estende desde 2020, foi também de realização do treinamento de nivelamento para os aprovados no primeiro concurso público da história da autarquia; de novos registros de empresas para atuação no segmento de venda de agrotóxicos; e de aparelhamento das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), no interior do estado.

Ao longo do ano, houve ainda a intensificação das ações no âmbito da defesa vegetal, que vêm permitindo manter o Amazonas livre de pragas quarentenárias como a monilíase do cacaueiro, o Greening ou Huanglongbing (HLB), o cancro cítrico e o ácaro hindu, todas ainda ausentes no estado.

Certificação sanitária – Anunciada em maio deste ano, em Paris, a certificação sanitária dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, NOVO Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá como zona livre de febre aftosa sem imunização alçou a pecuária do sul do Amazonas ao nível máximo de sanidade animal, alavancando a economia local e ampliando o mercado brasileiro.

Segundo o presidente da Federação da agricultura e pecuária (Faea), Muni Lourenço, nos últimos sete meses, as cidades reconhecidas pela OIE deram um salto em investimentos, geração de emprego e renda, e desenvolvimento econômico.

“A classificação de zona livre de febre aftosa obtido para 14 municípios amazonenses foi uma conquista histórica e vem proporcionando principalmente maior valorização dos produtos da pecuária e possibilidade de acesso a novos mercados”, destacou.

Muni afirma ainda que o desafio, em 2022, é manter a certificação por meio do cumprimento dos protocolos obrigatórios, garantindo assim, a saúde do rebanho.

“A obtenção desse status sanitário foi importante, mas também tão relevante é a manutenção dessa classificação. Para isso o setor privado continuará no próximo ano mobilizado e cumprindo suas responsabilidades legais, irmanado à Adaf e ao Ministério da agricultura para o fortalecimento da defesa agropecuária”, enfatizou.

Sistema de Inspeção – A equiparação do SIE estadual ao Sisbi-POA foi um dos desafios superados pela Agência de Defesa do Amazonas, em 2021, após mais de dois anos de tratativas e cumprimento de diversas exigências necessárias. Desde o dia 9 de dezembro desde ano, os 160 estabelecimentos registrados junto à autarquia já podem dar entrada no processo de obtenção do selo com alcance federal.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Eudimar Rocha, esclarece que o processo não ocorre de forma automática, devendo o produtor interessado fazer a solicitação por meio do Requerimento para adesão ao Sisbi-POA, disponível no site da Adaf (http://www.adaf.am.gov.br/formularios), passar por auditoria, atender às exigências e só então obter o selo para o produto destinado à comercialização interestadual.

“Neste primeiro momento, estão contemplados para auditorias três estabelecimentos de Pescado e um abatedouro. A equipe está atuando para organizar a chegada de requerimentos e programar as auditorias em conformidade com as agendas e disponibilidade das coordenações responsáveis”, explica.

Para Eudimar, o principal desafio em 2022 será coordenar as demandas referentes às análises de rotulagem, projetos e deliberação de pareceres. “O desafio está posto e, tenho certeza de que a Gipoa corresponderá às expectativas”, afirmou.

Tags:ApuíBoca do AcreCanutamaeirunepeEnviraEstado do AmazonasGuajaráHumaitáIpixunaItamaratiLábreamanicoreNovo AripuanãPauiniTapauá
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Refis 2025 do Amazonas permite descontos de até 95% e adesão vai até março de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Arsepam fiscaliza transporte intermunicipal em Careiro da Várzea e emite oito autos de constatação

Por administrador
Governo do Amazonas

Comércio exterior do Amazonas soma US$ 1,2 bilhão em novembro e reforça Polo Industrial de Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Um Quadro para o Natal estreia gratuitamente no Teatro Gebes Medeiros nesta quarta-feira, às 19h

Por administrador
Governo do Amazonas

Wilson Lima anuncia plano para atrair data centers e fortalecer soberania digital no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Por administrador
Governo do Amazonas

Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna

Por administrador
Governo do Amazonas

Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?