O rio atingiu nesta terça-feira (14) a marca de 29,68 metros, ficando a apenas 34 centímetros da marca histórica de 2021
As águas do Rio Negro atingiram nesta semana a pista da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro Histórico de Manaus, e já preocupa as autoridades municipais. O rio atingiu nesta terça-feira (14) a marca de 29,68 metros, ficando a apenas 34 centímetros da marca histórica de 2021, quando chegou a 30,02 metros.
Apesar de a chegada das águas preocupar logistas da região central de Manaus, a prefeitura ainda não vê necessidade de intervenção no trânsito.
“Nós temos acompanhado diariamente a subida das águas e apesar de já ter alcançado a área próxima ao relógio, não existe ainda a necessidade de intervenção no trânsito. Mas é claro, que se o rio continuar subindo, os nossos técnicos farão os desvios necessários, como ocorreu no ano passado, disse o vice-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), Edson Leda.
Considerada uma cheia severa, as águas do Negro já atingiram 15 dos 19 bairros mapeados pela Defesa Civil do município, e de acordo com o secretário executivo da pasta, coronel Fernando Júnior.
“Hoje a subida do rio Negro já afetou 15 bairros da cidade e a Defesa Civil já está atuando nos locais, inclusive, em alguns já estamos até fazendo o reforço no atendimento, estendendo o comprimento das pontes, em alguns bairros e na área comercial de Manaus”, disse o coronel.
Além da possível alteração no trânsito, o Centro de Cooperação da Cidade estuda outras medidas como a construção de mais pontes e passarelas, além de sanitização das águas paradas.