O presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, vereador William Alemão (Cidadania), destacou pontos cruciais para o desenvolvimento da atividade turística em Manaus durante a sessão plenária desta terça-feira (10/5), realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em seu discurso, o vereador Alemão pontuou o faturamento mundial movimentado pela pesca e o quanto isso viria a impactar positivamente a economia local. “Eu defendo a preservação do tucunaré para trabalhar cada vez mais o turismo de pesca esportiva, por exemplo. Este é um mercado que movimenta 1 trilhão de reais em faturamento. Em 2020, onde apenas 200 milhões de reais desse faturamento ficaram na região amazônica. Imagina, se pelo menos 1% deste volume permanecesse aqui na nossa região?”, indaga o parlamentar.
Alemão enfatizou a circulação de moedas que o turismo de pesca pode gerar na contratação de guias de turismo, hotéis de selva, bares, restaurantes, no comércio, entre outros, deixando divisas e fortalecendo o comércio.
Ao parabenizar e destacar a comemoração ao Dia do Guia do Turismo, na data de 10 de maio, o vereador Alemão também elencou a realização do 1º Festival de Pesca Internacional da Cidade de Manaus (indicação de sua autoria), entre os meses de agosto e setembro.
Entre os problemas turísticos da cidade de Manaus, destacou a inexistência de um porto turístico que seja mais do que um cartão postal, que seja funcional a ponto de atender o visitante que queira conhecer o encontro das águas, a Praia do Tupé ou o Arquipélago de Anavilhanas.
Porém, não existe uma secretaria, autarquia ou empresa responsável pelo setor de turismo que possa galgar recursos e ações federais para solidificar a atuação o setor.
“Cultura é uma das ferramentas importantes para fomentar o turismo, por exemplo. A cultura muda cidades, como o caso do município de Parintins com a festa do boi-bumbá que já trouxe inúmeros benefícios permanentes para a cidade” exemplifica Alemão.
Já foram enviadas inúmeras indicações pelo gabinete do parlamentar endereçados ao executivo com solicitações que dispõem sobre a criação de uma representatividade jurídica de ações turísticas municipais, fomentando, desta forma, parcerias público-privadas, alavancando geração de emprego e renda, além de gerar uma estrutura auto sustentável.
“Eu gostaria de ver aqui um secretário de turismo me explicando ações para os próximos dez anos e de que forma esse modal econômico impactaria na vida da população manauara”, desabafa Alemão.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Herivelto Castro