Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas lidera ranking nacional de tratamentos iniciados com novo regime para Infecção Latente da Tuberculose
Governo do Amazonas

Amazonas lidera ranking nacional de tratamentos iniciados com novo regime para Infecção Latente da Tuberculose

9 de junho de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 10 minutos
Por Agência Amazonas

Regime 3HP é o tratamento preferencial para combater infecção

LEGENDA: PECT realiza capacitações divulgando a importância da implantação do regime 3HP para combater a ILTB. FOTOS: Divulgação/FVS-RCPO Amazonas está em primeiro lugar na implantação do regime 3HP (rifapentina e isoniazida), tratamento usado para a Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) no Brasil, conforme levantamento da Coordenação Geral de Doenças de Transmissão Respiratória do Ministério da saúde (CGDR/MS).

Em 2022, o regime 3HP já representa 70% de todos os tratamentos iniciados no Amazonas. Até maio deste ano, a taxa de adesão ao tratamento já supera os 80%.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o tratamento da ILTB reduz o risco de desenvolvimento da tuberculose nas pessoas que foram infectadas com o bacilo de Koch, causador da doença, e ajuda a interromper a cadeia de transmissão, senda esta estratégia definida como prioritária pela FVS-RCP para eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Amazonas.

“O regime 3HP é uma nova alternativa considerada um grande avanço em relação ao controle da tuberculose no Brasil, já que exige menor tempo de administração das doses, fator que PODE contribuir para a adesão e a conclusão do tratamento”, explica Tatyana.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), Lara Bezerra, destaca que a FVS-RCP está intensificando as capacitações, voltadas para profissionais de saúde de todo o estado para divulgação do Protocolo de Vigilância da Infecção Latente da Tuberculose, ampliação do acesso ao regime 3HP.

“Estão sendo realizadas capacitações em manejo clínico da ILTB, em aplicação da prova Tuberculínica (utilizada no diagnóstico da ILTB), regimes de tratamentos disponíveis, ressaltando que o 3HP é o preferencial para que possamos ampliar cada vez mais esse tratamento e proteger as pessoas com risco de adoecimento de virem a desenvolver a tuberculose ativa”, ressalta Lara.

capacitação

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPFOTOS: Divulgação/FVS-RCPAlém das capacitações presenciais, foram realizadas capacitações virtuais com apoio do Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para profissionais de Barreirinha e Nhamundá (maio/2022) e Tabatinga (junho/2022). Outros treinamentos estão sendo voltados para a ampliação do treinamento em prova tuberculínica, exame que auxilia na investigação de ILTB.

Somente em 2022, o PECT já realizou sete capacitações voltadas para o diagnóstico e tratamento para ILTB em Manacapuru (março/2022), Humaitá (abril/2022), Parintins (maio/2022) e para profissionais de serviços de atenção às pessoas vivendo com HIV (PVHIV) em Manaus (abril/2022), totalizando mais de 800 profissionais treinados no estado desde o início da implantação do 3HP, em setembro de 2021.

Evolução da ILTB

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPDe 2016 até maio de 2022, 2,8 mil pessoas foram beneficiadas com o tratamento da ILTB no estado, sendo 91% dos tratamentos em Manaus. Os grupos prioritários e beneficiados com o tratamento da ILTB incluem os contatos de casos de tuberculose (61,1%), as PVHIV (22,4%) e outras condições de imunossupressão (12,4%).

Regime 3HP

O 3HP é um regime de Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT) de curta duração, recomendado pela Organização Mundial da saúde (OMS), que combina doses de isoniazida (H) e de rifapentina (P), tomadas uma vez por semana, durante três meses. O 3HP está associado a taxas mais altas de completude do tratamento em relação ao tratamento com isoniazida apenas (TPI).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção à tuberculose por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Tags:BarreirinhaEstado do AmazonasHumaitámanacapuruManausNhamundaparintinsTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta soluções de moradia Monte Horebe aprovadas pelos moradores e com início em 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas autoriza obras do Asfalta Amazonas em Pauini com investimento de R$ 7 milhões

Por administrador
Governo do Amazonas

SSP-AM faz operação em sucatarias de Manaus para apurar comércio irregular de fios de cobre

Por administrador
Governo do Amazonas

Mobilização no HPS Platão Araújo reforça doação de sangue e coleta 39 bolsas em quatro horas

Por administrador

Forestur aprova novo Plano Estadual de Turismo com metas de crescimento até 2035 e define agenda para 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza devolução de motocicletas e entrega mais de 100 veículos a proprietários após operação no rio Madeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Capoeiragem realiza evento sociocultural em Parintins com entrega de certificados, aulão e roda aberta no dia 29/11

Por administrador
Governo do Amazonas

SES-AM realiza I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho em Manaus e lança Sistema Conexão DGTES

Por administrador
Governo do Amazonas

Circuito Natalino é aberto em 27/11 com concerto do Coral do Amazonas e da Filarmônica na Catedral de Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Imortais da Negritude mobiliza escola estadual de Manaus em apresentações sobre personalidades negras

Por administrador
Governo do Amazonas

Receita Federal assume emissão do CNPJ a partir de 1º de dezembro e altera fluxo de registro empresarial

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas disponibiliza 134 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta-feira

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?