Há 40 minutos
Por Agência Amazonas
A atleta Kerolayne Vargas e o mestre de capoeira Ronaldo Vargas já se encontram em Salvador, graças ao apoio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento
FOTO: Arquivo PessoalReconhecido por ser um prêmio de projeção a representantes da capoeira no Brasil, a atleta Kerolayne Vargas e o mestre de capoeira Ronaldo Vargas participam do Prêmio Berimbau de Ouro 2022, que acontece em Salvador-BA. Os representantes do estado contaram com o investimento de passagens do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
“Saber que atletas amazonenses estão em uma das maiores premiações de capoeira do Brasil, é muito gratificante para nosso trabalho e sabemos o quanto é importante para eles também. Vamos continuar apoiando e incentivando para que surjam mais capoeiristas amazonenses sendo reconhecidos e conquistando títulos para o nosso estado”, destacou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Durante o evento, os contemplados disputarão a Copa da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira (ABPC), competição que faz parte da programação do Berimbau de Ouro, nos dias 11 e 12 de março, onde os mais bem colocados se classificam para torneios nacionais da modalidade.
Um dos contemplados com as passagens aéreas, o mestre Ronaldo Vargas será o primeiro amazonense diplomado como conselheiro do Berimbau de Ouro, por reconhecimento pelos serviços prestados na região norte através da capoeira.
“O apoio do governo com as passagens foi fundamental para que chegássemos aqui. O Amazonas está vivendo um momento histórico, porque esse prêmio é como se fosse o óscar da capoeira”. Destacou o mestre Ronaldo.
Prêmio
Idealizado em 2008, o prêmio “Berimbau de Ouro” foi criado pelo designer gráfico, mestre de capoeira, Máximo Pereira de Brito Filho, mais conhecido como “Mestre Máximo”, na Bahia. Originalmente, o evento foi designado para homenagear os mestres e destaques da Capoeira no Brasil, em 2013, a premiação passou a ser multicultural.