Ano escolar da Semed é concluído pela Prefeitura de Manaus
Após 200 dias letivos, a Prefeitura de Manaus concluiu, nesta segunda-feira, 26/12, o ano escolar de 2022 de 473 unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nas zonas urbanas e rural/rodoviária, além das situadas à margem do rio Amazonas. As escolas municipais localizadas à margem do rio Negro atendem a um calendário diferenciado e encerraram o ano letivo mais cedo devido ao período de vazante.
Em 2022, o trabalho pedagógico foi norteado pela temática “Escola e Sociedade – Construção coletiva de uma educação de excelência para Manaus”, a fim de estimular e aprimorar o processo educacional com a comunidade escolar nas unidades de ensino.
Ao todo, 241.784 estudantes foram atendidos neste ano com carga de 800 horas para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental – anos iniciais e de mil horas para estudantes do ensino fundamental – anos finais.
“Conseguimos também ter um número significativo de alunos frequentando as nossas escolas, além da aprovação dos nossos alunos com resultados satisfatórios. Foi um ano de muito trabalho e ações, graças ao nosso prefeito David Almeida e a nossa secretária de Educação Dulce Almeida, que tem tido esse olhar diferenciado para a educação. Isso tem feito a diferença dentro das nossas escolas”, explica o diretor.
Segundo o diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Evaldo Bezerra, apesar de ter iniciado o trabalho pedagógico deste ano ainda com a pandemia, as atividades dentro das escolas foram normalizadas, traduzindo-se em um período de êxito no aspecto pedagógico.
Entre as ações pedagógicas desenvolvidas neste ano escolar, destacam-se: a Semana da Pessoa com Deficiência, em agosto, com 6.942 estudantes; horta escolar, de fevereiro a dezembro, com alunos da classe especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial, totalizando 2.111 alunos atendidos.
Destaques
Em 2022, a busca ativa escolar envolveu 13.233 alunos, sendo resgatados 12.461, bem como 9.719 pais atendidos. Foram realizadas 6.230 visitas domiciliares, o que totalizou 100% da demanda.
Na perspectiva da educação não formal, o projeto “Contação de história”, com a média de 9.800 alunos do ensino fundamental I (1° ao 5°), além do reconhecido “Manaus te quero verde”, que alcançou a meta de 7.239 mudas plantadas.
— — —
Cerca de 160 escolas participaram da 24° edição das Municipíadas. A ação envolveu alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, no qual disputaram as seguintes modalidades: atletismo, basquete, badminton, futsal, futebol, ginástica artística, judô, jiu-jítsu, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.
Fotos – Eliton Santos/ Arquivo Semed
Texto – Andrew Ericles/ Semed
Notícias relacionadas
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzKwPB