O efeito do impacto do asteroide foi identificado pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude
Uma grande bola de fogo no céu assustou moradores de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) no domingo (3). Foi um pequeno asteroide que explodiu ao entrar na atmosfera e se fragmentar sobre a região do município no Norte do Amazonas.
Segundo informações divulgadas pela Nasa e a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), a rocha celeste tinha energia equivalente a 95 toneladas de dinamite. O clarão foi relatado por moradores nas redes sociais. A Nasa informou que o asteroide atingiu a atmosfera a 71 mil km/h.
O efeito do impacto do asteroide foi identificado pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude. Conforme a Bramon, o GOES-16 tem um sistema de mapeamento de relâmpagos que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades. Também registra flashes gerados por pequenos asteroides.
Segundo o site Olhar Digital, impactos desta magnitude não representam risco algum para a população em solo. Asteroides como o de Tefé são vaporizados muito acima do solo. Os fragmentos que eventualmente resistem à passagem atmosférica, chegam ao solo inofensivos, com tamanho e velocidade bem reduzidas.
O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera em altíssima velocidade, provocando o aquecimento e a ionização dos gases atmosféricos. Quando isso acontece, o gás aquecido e ionizado gera uma bolha de plasma que brilha intensamente ao mesmo tempo em que vaporiza a rocha espacial de fora para dentro.