FOTOS: Lucas Silva e Tácio Melo/Secom | Drance-Jesuz/Seduc-AMAs aulas 100% presenciais da rede pública estadual retornam, nesta segunda-feira (14/02), com algumas novidades. Uma delas é o Novo Ensino Médio (NEM), uma alteração na grade curricular garantindo aos estudantes a opção por uma formação técnica e profissionalizante. O NEM foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2017 e, no passado, já havia sido implantado, de maneira piloto, em algumas escolas da rede estadual.
Há 46 minutos
Por Agência Amazonas
Novidade permite ao estudante optar por uma formação técnica e profissionalizante
“O governador Wilson Limas estimulou a implantação do NEM desde início da gestão. A partir de agora, é necessário que haja uma interação, e troca de experiências entre estudantes e corpo docente. Mais uma vez a rede estadual mostra sua grandeza em políticas educacionais”, explica Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.
A reformulação do Ensino Médio começará de forma progressiva. A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações neste ano e, em 2023, será a vez da 2ª série. A inclusão da 3ª e última série ocorrerá em 2024.
Haverá também aumento do tempo de aulas nas escolas. A jornada de quatro horas diárias passará para, no mínimo, cinco horas. A distribuição de horas será definida pela Secretaria de Educação, mas a meta é que sejam cumpridas 3 mil horas totais nos três anos de ensino, com 200 dias de aulas a cada ano letivo. Para as escolas de Tempo Integral e unidades bilíngues, será necessário cumprir 4,2 mil horas
Uma das principais mudanças com o NEM diz respeito ao tempo mínimo do estudante na escola. Antes, o aluno ficava cerca de 800 horas anuais nas unidades de ensino, agora, essa carga horária é de mil horas.
Os IFs tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio. As redes de ensino tiveram autonomia para definir quais Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
Itinerários formativos – Além disso, foi definida uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferte diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, como os Itinerários Formativos (IFs), que abrangem áreas de conhecimento específicas e a formação técnica e profissional.
Projeto de Vida – O NEM é norteado pelo Projeto de Vida, que consiste em um trabalho pedagógico intencional, estruturado, planejado e contínuo, que deverá perpassar as três séries do Ensino Médio, de modo que fomente a promoção do autoconhecimento, da cidadania, da ética, do protagonismo estudantil, bem como o conhecimento acerca do mundo do trabalho e planejamento do projeto de vida dos estudantes.
Na prática, eles irão garantir aos alunos o diálogo com projetos que envolvam as áreas de interesse, que mais estimulem sua visão de futuro. Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.
Projetos Integradores e cultura digital – Junto ao Projeto de Vida, os estudantes terão contato, também, com os projetos integradores, que correspondem a iniciativas de trabalho globalizadores, capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.
A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos alunos, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais, considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.
Educação Financeira e Empreendedora – Um dos IFs deste Novo Ensino Médio, visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.
O aluno terá contato, ainda, com uma cultura digital nas escolas, permitindo a ampliação de seus conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais, de maneira qualificada e ética, bem como conhecer linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliado por meio de observações e produção de um produto final.
Vale ressaltar que, apesar da presença dos Itinerários Formativos, o NEM é composto pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes. A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.