Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Bullying escolar é tema da campanha ‘Março Laranja’ da prefeitura
Prefeitura de Manaus

Bullying escolar é tema da campanha ‘Março Laranja’ da prefeitura

15 de março de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realiza, desde o início do mês, o Março Laranja, com a Campanha Municipal de Combate ao Bullying 2022 em toda REDE de ensino do município, com alunos da educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA). A temática faz parte da lei nº 2.104/2016, que institui no calendário escolar da capital amazonense ações relacionadas aos vários tipos de bullying como: físico, verbal, sexual, psicológico e ciberbullying.
 

A coordenadora das Ações de Prevenção e Enfrentamento às Violações dos direitos humanos de Crianças e Adolescentes do Gacpe da Semed, Eliana Hayden, falou sobre a campanha.
A Semed realiza o trabalho pedagógico contra o bullying desde 2006. A Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) é responsável pela execução da campanha na REDE municipal, com atividades como palestras, rodas de conversa, oficinas, produção de textos, pesquisas sobre a temática não apenas local, mas também em âmbito nacional, links de pesquisa, vídeos e filmes para ser discutido no ambiente escolar, entre outras ações.
O bullying escolar PODE envolver crianças de várias maneiras, fazendo com que assumam papéis diferentes, como: vítima, agressor e vítima-agressora, ferindo ou magoando a vítima, podendo ocorrer de três maneiras: agressões físicas diretas; agressões verbais diretas; e agressões indiretas.
“Quando inicia o mês de março, as escolas já começam a se mobilizar. A gente realiza as orientações de como vai ser a campanha durante o ano, onde as escolas já fazem todas as atividades. A gente tem que fazer esse trabalho intenso para diminuir essa violação. Antes, a gente trabalhava de outra forma, com prevenção às violências nas escolas, mas agora a gente trabalha essa questão do bullying, agora com a lei é mais importante, a qual assegura as nossas ações”, comentou.
A escola municipal José Tavares de Macêdo, no bairro Santa Luzia, zona Sul, com 342 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é uma das unidades de ensino, que realiza atividades no mês de março, como: conversa informal e amostra de vídeo sobre o bullying, produção de texto, cartaz, desenhos e leitura. Para a diretora, Edenilza Serrão de Souza, a escola tem toda uma preocupação sobre esse problema que faz parte do cotidiano.
Ações
Há 12 anos a professora Maria Rita de Souza trabalha a temática na escola. Ela ressaltou as atividades realizadas no combate ao bullying dentro do ambiente escolar e até mesmo entre os familiares.
“As crianças que sofrem bullying não externam isso para os pais e nem para o professor. Nosso papel é de suma importância em trabalhar essa temática, não só no mês de março, mas o ano todo. Esse problema é uma vivência, que a gente precisa estar no diálogo constante com os pais, com os alunos, com os professores, para que isso não venha acontecer no ambiente escolar e nem em casa”, observou.
O aluno do 5º ano matutino, Kael Ferreira Costa, 10, afirmou que nunca sofreu de bullying, mas já presenciou casos na escola, em que afirmou que é algo que PODE acontecer com qualquer pessoa, independentemente da idade.
“O trabalho é feito durante o ano todo, porque não tem uma data específica para o bullying, que acontece todo o tempo. O bullying é uma coisa muito perigosa, principalmente nessa faixa etária. Quando identificamos os casos, é chamado o pai para conversar com a pedagoga da escola. Trabalhamos com a família, porque o bullying vem de fora da escola, sendo um vício da família com os apelidos”, concluiu.
Debate
“A gente PODE ajudar os alunos que sofrem bullying a ter coragem e falar para os pais ou professores para não acontecer mais isso. Quando acontecer alguma coisa com a gente de apelido é para falar com a nossa professora, que vai resolver. Teve uma vez que meu colega não teve coragem de contar para a professora, mas eu falei com ela sobre o que aconteceu e o menino parou de fazer”, comentou
Todas as formas de violência escolar violam os direitos fundamentais à educação. Nenhum país PODE atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os alunos estiverem expostos à violência. A violência escolar, onde se enquadram o bullying e o ciberbullying, PODE ainda afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, com consequências negativas que podem persistir até a idade adulta.
O Março Laranja busca promover, no âmbito escolar e na sociedade, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas de educação e de proteção à criança e ao adolescente.
Texto – Paulo Rogério / Semed
— — —
Disponíveis em – https://bit.ly/3tbkb2T
Fotos – Eliton Santos / Semed
The post Bullying escolar é tema da campanha ‘Março Laranja’ da prefeitura appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:Educação InfantilManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manausviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Manaus atinge 100% de climatização das salas de aula da rede municipal e amplia infraestrutura escolar na cidade

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Inscrições para creches em Manaus chegam a 9.791 candidaturas com 11 mil vagas oferecidas pela Semed

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Ouvidoria da Ageman registra 725 demandas em 2025 e atinge cerca de 93% de resolutividade em Manaus

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia processo para dragagem do igarapé da Magalhães Barata e requalificação urbana

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus entrega 750 registros definitivos em ação de regularização fundiária no São Lázaro

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Revitalização da sinalização viária em Manaus reorganiza tráfego e reforça segurança em cruzamentos

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Residência médica em Medicina de Família e Comunidade forma 25 residentes e conclui defesas de TCC em Manaus

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferece 194 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento presencial nesta quinta 15/1

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza blitz e detalha fiscalização eletrônica em Manaus com 34 novos radares

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Manaus orienta pais a buscar atualização vacinal de crianças e adolescentes antes da volta às aulas

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus abre matrículas do Cemeapi para adultos de 35 a 95 anos entre 16 e 20/1

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Manaus registra aumento na emissão de certidão de informação técnica pelo Implurb em 2025

Por Redação Amazonas Virtual
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?