A Câmara Municipal de Manaus (CMM), votou na manhã desta segunda-feira (20/6), o requerimento para a realização de uma audiência pública para tratar da instalação dos novos medidores de energia em Manaus. O vereador Caio André (PSC), deu voto favorável à reunião e destacou a necessidade de debater o assunto, pois, segundo o parlamentar, a população desaprova os medidores, além dos aparelhos prejudicarem o visual da cidade.
O parlamentar, que tem acompanhado de perto o assunto, inclusive esteve com os moradores do bairro Alvorada, último local que a empresa Amazonas Energia tentou impor a instalação dos novos aparelhos, porém, foram impedidos pela população, afirmou que a empresa tem ido na contramão do desejo da população, mas que a audiência dará voz aos manauaras.
“Essa audiência será de fundamental importância para que nós possamos trazer a esta Casa uma solução definitiva referente a instalação desses medidores aéreos. Eu já disse isso e repito, a população já rechaçou e nós precisamos ter uma solução que seja da vontade do povo em relação a isso”, explicou.
Caio André parabenizou o vereador Eduardo Assis (Avante), propositor do requerimento, e explicou ainda que a CMM não legisla sobre a questão de energia elétrica, mas pode tratar do assunto pelo Plano Diretor da cidade e propor a proibição da instalação dos novos medidores. O vereador reforça ainda que a empresa tem feito o contrário de todo o mundo que, nessas instalações, optam por cabeamento subterrâneo, até para evitar a poluição visual das cidades
“Nós não podemos legislar sobre energia elétrica, no entanto, temos oportunidade de legislar sobre isso no plano diretor da cidade de Manaus. Nos lugares que foram implementados, esses medidores trazem uma poluição escandalosa, o que é urbanisticamente horrível. A empresa, que é uma concessionária de serviço, atua às avessas à vontade da população e do mundo, pois, em qualquer cidade, outras empresas fazem instalações de forma subterrânea para despoluir visualmente as cidades. A empresa está na contramão e isso precisa ser dito”, finalizou.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador