A Câmara Municipal de Manaus (CMM) retoma os trabalhos no plenário e comissões nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, diante de importantes desafios enfrentados pela população. Entre eles, os impactos do inverno rigoroso no início deste ano, além da cheia do Rio Negro, e ainda o aumento no número de casos de pessoas com Covid-19, a partir da variante ômicron.
A leitura da mensagem anual, a ser feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida, está programada para às 9h. A Casa legislativa retoma a rotina com cuidados sanitários redobrados, visando o enfrentamento da pandemia. A exigência da carteira de vacina com ao menos duas doses de imunizante contra a Covid-19 é uma delas.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis, acrescenta que 2022 é ano de trabalhar pela consolidação da EscoLegisCMM, programa da escola de formação do legislativo que oferece 25 mil vagas gratuitas, todo mês, em cursos de qualificação profissional, com direito a certificado.
“No novo ano, também vamos buscar manter a alta produtividade dos trabalhos, como verificado em 2021, quando apenas em Projetos de Lei (PLs), foram apresentados 670. Além disso, os vereadores formularam dezenas de indicações à Prefeitura para a realização de obras e prestação de serviços em toda cidade”, destaca David Reis.
Na atual gestão, o presidente da CMM acrescenta que os investimentos em transparência e controle interno também serão fortalecidos. No ranking do Ministério Público de Contas (MPC), a Câmara de Manaus foi a única no Estado a alcançar o grau elevado, contabilizando praticamente a pontuação máxima possível na avaliação do órgão de controle.