A Câmara Municipal de Manaus promulgou a lei que institui a campanha junho violeta, em alusão ao Dia Mundial de Consciência sobre a Violência Contra Pessoa Idosa, no âmbito do município de Manaus, nesta quinta-feira (06/1). A proposta foi do vereador Jander Lobato (PTB), a lei entra em vigor na data de sua publicação.A campanha “Junho Violeta” vai passar a integrar o calendário oficial de eventos do município de Manaus, e prevê a realização, nas unidades da rede municipal de educação e de saúde, durante o mês de junho, de palestras, debates e exibição de filmes para os pais e alunos, além da promoção de concursos de redação e desenhos, além de outras práticas pedagógicas destinadas aos alunos.
O PL também propõe a realização de palestras e debates para os profissionais da rede de saúde a serem ministrados por psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais capacitados. Outra finalidade da campanha é estimular as denúncias de crimes contra a pessoa idosa, como violência física e psicológica, abandono, negligência e violência financeira.
Manaus registrou, até maio de 2021, 3.568 ocorrências envolvendo violência contra idosos. Por dia, a média é de 23 ocorrências criminais contra o público da terceira idade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Também foi instituído no âmbito do município de Manaus, o mês Julho Amarelo. O objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, o Julho Amarelo será realizado, anualmente, no período de 1.º a 31 de julho, passando a integrar o calendário oficial da cidade de Manaus.
Denúncias – A orientação aos idosos e familiares é denunciar qualquer caso suspeito. Os relatos podem ser feitos através do Disque 100, o telefone 181, disque-denúncia da SSP-AM, ou ainda no telefone da Delegacia do Idoso, no (92) 3214-5800.
Qualquer delegacia de polícia no estado pode registrar Boletim de Ocorrência por crimes contra idosos, mas a capital possui uma delegacia especializada no atendimento dessa população. A DECCI fica na rua 23, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus
Texto: Saulo Viégas – Dicom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom /CMM