Há 12 minutos
Por Agência Amazonas
A programação, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), demonstrou procedimentos para atendimentos em casos de acidentes de trabalho e incêndios
FOTOS: Tiago Corrêa / UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira e quarta-feira (19 e 20/04), treinamento sobre primeiros socorros e incêndios para os operários que atuam nas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), nos igarapés do 40 e Mestre Chico. A programação faz parte da campanha Abril Verde, que chama a atenção para a saúde e segurança do trabalhador.
O treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), tendo como público-alvo os operários e as equipes de supervisão de obras da UGPE. Eles receberam orientações sobre os tipos de extintores de incêndio e o uso de acordo com sua tipologia, assim como técnicas de imobilização em casos de acidentes de trabalho.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, enfatiza que o cuidado com as pessoas é uma premissa de todo trabalho executado pela UGPE. “As pessoas vêm em primeiro lugar, em todos os projetos e programas que executamos. Cuidamos dos nossos servidores e operários contratados com muito rigor, seguindo as normas estabelecidas em lei e no Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), criado pela UGPE, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, enfatizou.
A programação da campanha Abril Verde, na UGPE, ainda vai contemplar os servidores internos do órgão com o treinamento do Corpo de Bombeiros, no dia 25, e Ginástica Laboral nos dias 26 e 28, realizada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
De acordo com o subcoordenador Ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, existe todo um sistema de procedimentos e normas que são preconizados no SGSA da UGPE, voltados tanto para a segurança dos trabalhadores, como também aos aspectos ambientais, além de alcançar a população do entorno das obras, buscando minimizar os impactos.
“O mais importante para a UGPE, e para o nosso sistema de gestão, é fazer com que os nossos trabalhadores possam retornar em segurança para suas famílias no final do dia”, afirmou o subcoordenador.