As campanhas de prevenção às drogas de forma contínua nas escolas municipais de ensino fundamental em Manaus foi o assunto que abriu e centralizou as discussões durante a sessão plenária desta terça-feira (05/7), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O tema foi levado à tribuna pelo vereador Allan Campelo (PSC), autor da Lei que dispõe sobre as campanhas permanentes antidrogas, aprovada pela Casa Legislativa e sancionada pela prefeitura na última semana, fato comemorado pelo parlamentar. “Hoje Manaus é a primeira cidade do Brasil a ter a obrigatoriedade de prevenção às drogas nas escolas de nível fundamental, porque é na adolescência que se começa a descobrir as coisas”.
Para o vereador Elissandro Bessa (SD), a sociedade precisa entender que o uso de drogas é de fato um problema e que precisa ser combatido. “Não é um problema de classe social, é um problema da sociedade, está enraizado, e isso precisa ser falado nas escolas de forma responsável. Infelizmente o que mais vemos é alunos reunidos em praças, no horário de aula, usando entorpecentes e temos que lutar contra esse mal”, enfatizou.
Opinião compartilhada pelo vereador Raulzinho (PSDB) que vê a educação nas escolas contra o uso de drogas como fundamental para evitar inclusive o aumento da criminalidade. “Muitos que hoje estão nos presídios, poderiam ter um destino melhor se lá na infância e adolescência tivessem passado por programas que os alertassem sobre o perigo de se envolver no mundo das drogas e essa Lei, sancionada pelo prefeito, com certeza será importante para mudar esse quadro”.
O vereador João Carlos (Republicanos) pediu mais velocidade em todos os poderes na busca de soluções que possam evitar que mais jovens se percam nesse caminho. “Infelizmente é algo que tem feito as famílias se desequilibrarem cada dia mais. As drogas estão aceleradas e nós temos que ser mais velozes do que temos em todos os poderes, legislativo, executivo e judiciário”, pediu o parlamentar.
Texto: Tiago Ferreira – Dicom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM