A chuva já dura 15 horas sem parar
Forte chuva em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) neste domingo (3) deixou ruas e centenas de casas alagadas. A prefeitura do município instalou três bases de apoio para atender a população desabrigada. Moradores da cidade que não foram afetados também estão dando suporte às famílias que tiveram casas invadidas pela água.
O coordenador de Defesa Civil de Parintins, Adriano Aguiar, informou que a chuva já dura 15 horas sem parar. Segundo ele, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros da cidade estão sendo acionados para centenas de ocorrências em toda a cidade, principalmente de famílias que perderam bens. Essas pessoas estão sendo encaminhadas para as bases de apoio
“Primeiramente é um dia atípico. São mais de 15 horas de chuva sem parar. Há dez anos Parintins não registrava isso. Estamos disponibilizando quatro escolas de grande porte, onde a Secretaria de Assistência Social está prestando toda assitência, providenciando almoço, cobertas, fraldas para crianças, bebês de colo e pessoas idosas”, disse Aguiar.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as vias alagadas e a água adentrando estabelecimentos comerciais e casas dos moradores da cidade. Ainda assim, motoristas se arriscaram a usar motocicletas para buscar locais mais seguros. Até uma viatura do Corpo de Bombeiros teve dificuldade para trafegar nas ruas da cidade em razão do excesso de água.
Bases de apoio foram instaladas pela Prefeitura de Parintins na Escola Municipal Charles Garcia, no bairro Santa Rita de Cássia, e no Centro Educacoinal Infantil Jaime Lobato e na Estação Cidadania, ambos no bairro Paulo Correa. Além disso, a Defesa Civil do município disponibilizou um telefone de contato (98519-2609) para atender as famílias atingidas.
A situação mobilizou moradores que não tiveram casas alagadas. Nas redes sociais, uma página chamada “Perebas Esporte Clube” pediu colaboração para a compra de materiais, como legumes, carnes e macarrão, para fazer uma sopa que será distribuída às pessoas que estão abrigadas nas escolas do município.
O Corpo de Bombeiros informou que registrou apenas quatro ocorrências de alagação em Parintins.