Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Cientistas do Amazonas apresentam resultados e impactos de pesquisas em Seminário promovido pela Fapeam
Governo do Amazonas

Cientistas do Amazonas apresentam resultados e impactos de pesquisas em Seminário promovido pela Fapeam

administrador
Última atualização: 22 de junho de 2022 19:59
Por administrador
Compartilhar
8 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Divulgação/FapeamCom o objetivo de socializar e tornar público os resultados alcançados por pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) iniciou nesta quarta-feira (22/06) o “Seminário Fapeam: resultados/impactos de pesquisas”. Serão apresentados 21 projetos de pesquisa, em dois dias, das mais diversas áreas do conhecimento. O evento acontece até amanhã (23/06), no auditório Tauató, na sede da instituição.  
Há 2 minutos
Por Agência Amazonas

A iniciativa visa divulgar resultados sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos das pesquisas desenvolvidas no Amazonas

“Com este Seminário queremos divulgar os resultados e impactos das pesquisas apoiadas pela Fapeam. Esses dados servirão também para aprimorarmos ainda mais os relatórios e formulários das pesquisas, para que possamos ser referência em qualquer fórum e mostrar o quanto eles interferem positivamente na ciência. Quero agradecer aos pesquisadores, porque estamos construindo, juntos, essa estrada da CT&I no Amazonas”, enfatizou Márcia Perales. 

Durante a abertura do evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância da divulgação científica e da popularização da ciência para informação da sociedade e das diversas entidades que a compõe, lembrando que o Seminário não tem caráter avaliativo, mas de apresentação de resultados sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos das pesquisas desenvolvidas no Amazonas. 

“Somos a unidade da federação que mais investe em bolsas de mestrado e doutorado com recursos do tesouro estadual. Nós apoiamos 100% os cursos de pós-graduação públicos existentes no Amazonas. Em 2020, pela primeira vez, a Fapeam conseguiu a execução plena do seu orçamento. Em 2021, ou seja, no ano subsequente, nós mantivemos esse resultado e, pela segunda vez, alcançamos o mesmo feito”, reforçou. 

Na oportunidade, também foi destacado o investimento de quase R$ 350 milhões do Governo do Amazonas, de 2019 a junho de 2022, em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), permitindo à Fapeam apoiar mais de 10 mil projetos.

Projetos e Impactos 

As apresentações ocorrem pela manhã e tarde. Confira a programação aqui. (http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Programacao-Seminario-WEB.pdf)

Entre os aspectos econômicos, Patrícia Melchionna citou que desenvolvimento científico e tecnológico vem oportunizando um avanço na pesquisa de produtos naturais, com aumento significativo no uso desses produtos em substituição aos derivados sintéticos, e a descoberta de substâncias biologicamente ativa, a partir da diversidade biológica de microrganismos amazônicos que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado como antimicrobianos, antioxidantes, citotóxicos; enzimas, biossurfactantes, pigmentos, entre outros. 

Durante a apresentação do Projeto “Ampliação da Central de Coleções Microbiológicas da Universidade do Estado do Amazonas (CCM/UEA)”, apoiado via Programa Coleções Biológicas/Museus, a coordenadora Patricia Melchionna ressaltou os impactos sociais que a ampliação do acervo permitirá aos Programas de Pós-graduação e à comunidade acadêmica, para a formação de recursos humanos qualificados para a região Norte, com foco na conservação da biodiversidade amazônica, na conclusão dos diversos projetos que se apoiam nela. Além da contribuição para a preservação da microbiota de espécies tropicais (fungos e bactérias) que poderá apoiar a pesquisas. 

Segundo o pesquisador, os impactos sociais oriundos do desenvolvimento do projeto consistem até o momento, na oferta e realização de testes de diagnóstico para a população residente no Amazonas, treinamento e capacitação de pessoal, dentre esses Agentes Comunitários de Saúde – que foram treinados para a realização de TR de anticorpos e antígenos e equipe do Laboratório de Fronteira (Lafron), de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus).

O pesquisador Felipe Gomes Naveca apresentou o estudo “Desenvolvimento e avaliação de métodos diagnósticos destinados a detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e outros vírus respiratórios, no contexto epidemiológico do estado do Amazonas, Brasil”, apoiado pelo Governo do Amazonas, via  Programa CT&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid 19 – PCTI-EmergeSaúde/AM, que visa desenvolver e avaliar métodos moleculares e inovadores para a detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e outros  vírus respiratórios, no contexto epidemiológico do estado do Amazonas, Brasil. 

Felipe Naveca falou ainda do impacto tecnológico, desenvolvido através de ensaios de PCR em tempo real para a detecção das Variantes de Preocupação VOCs (Alpha, Beta e Gamma) do SARS-CoV-2, uma ferramenta no Amazonas que foi adotada por toda a rede de laboratórios oficiais do Brasil e implementada em outros 29 países, por meio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 

Neste estudo, o principal impacto científico se deu com a produção de genomas completos do SARS-CoV-2, contribuindo com o aumento de informações relacionadas a este agente etiológico. “Produzimos aproximadamente cinco mil genomas a partir de amostras coletadas de amazonenses. Todas essas sequências estão disponibilizadas em banco de dados público (Gisaid)”, disse o pesquisador. 

Primeiro dia de seminário 

O pesquisador reforçou a importância da iniciativa da Fapeam, em promover o Seminário para socializar e popularizar os resultados e impactos das pesquisas para conhecimento da sociedade. 

Na parte da tarde foram apresentados: “Avaliação de estratégias terapêuticas a partir de plantas e fungos amazônicos contra Covid-19”, do PCTI – EmergeSaúde/AM, de Cecília Verônica Nunez; “Desenvolvimento de Células Solares de Terceira Geração a Partir de Diferentes Materiais Nanoestruturados”, do Programa Amazônidas, de Ellen Raphael; “Obtenção de micro e nanocelulose a partir de biomassa lignocelulósica de resíduo do lngá-Cipó (Inga edulis Mart.) via tratamento químico com potencial aplicação na preparação de álcool gel”, do Fapeam Mulheres na Ciência, de Margarida Carmo de Souza; “Seleção de clones de Coffea canephora para o Estado do Amazonas”, do Amazonas Estratégico, de Maria Teresa Gomes Lopes; “Desenvolvimento de um modelo de classificação para apoio ao diagnóstico diferencial de doenças febris e/ou exantemáticas utilizando técnicas de inteligência artificial: VigIAr”, do Universal Amazonas, de Vanderson de Souza Sampaio; “Marcadores genéticos na cardiopatia congênita de recém-nascidos da cidade de Manaus-AM”, da Universal Amazonas, de José Pereira de Moura Neto. 

Entre os estudos apresentados no primeiro dia de Seminário estão: “Incubadora Biotech da Amazônia”, do Pró-Incubadores, de Carlos Filipe Reis da Costa Guimarães; “Avaliação de novas combinações de copas/porta-enxertos, manejo fitossanitário e boas práticas de cultivo, em citros no Estado do Amazonas”, do Pró-Estado, de José Ferreira da Silva; “Cogumelos Amazônicos: fonte de compostos nutracêuticos e biomoléculas de importância fármaco-industrial, com possível potencial imunomodulador e anticancerígeno”, do Universal Amazonas, de Ceci Sales da Gama Campos. 

O Seminário segue nesta quinta-feira (23/06) com as apresentações dos seguintes projetos, conforme tabela anexa.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManausTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Copy Link Print

Você também pode gostar

Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida libera tráfego na avenida Mário Ypiranga após obra em tempo recorde

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura lança primeira Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade e primeira biblioteca para idosos residentes da Fundação Doutor Thomas

Por administrador
Amazonas

EE Francelina Assis Dantas é a segunda escola a receber Relógio da Paz

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta segunda-feira (18/11)

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?