Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Com apoio do Governo do Estado, alunos desenvolvem pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Estado, alunos desenvolvem pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais

23 de março de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

alunos da educação básica, da escola Estadual Raimundo Norões, na zona norte.FOTOS: Pollianna Almeida/Arquivo pessoal

“Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na escola: Descobrindo Sabores e Saberes” foi um dos projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na escola (PCE), edital nº 004/2021. Em Manaus, alunos da educação básica, da escola Estadual Raimundo Norões, na zona norte, prepararam bolos, panquecas, omeletes, saladas e geleias, a partir das plantas.
Há 4 minutos
Por Agência Amazonas

estudantes da educação básica usaram as plantas pesquisadas no preparo de alimentos doces e salgados

“O trabalho consistiu em realizar pesquisa sobre o emprego na alimentação humana de plantas alimentícias não convencionais, buscando identificar as plantas com potencial alimentício, valor nutricional, propriedades funcionais e o resgate histórico regional”, explicou a coordenadora.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora de ciências, Pollianna Almeida, os alunos coletaram, ao todo, nove espécies de plantas comestíveis que geralmente não são usadas com tanta frequência pela população. Entre as espécies identificadas pelos estudantes estão trapoeba, erva-de-jabuti, flor-do-guarujá, beldroega e caruru.

Materiais recicláveis

FOTOS: Pollianna Almeida/Arquivo pessoalFOTOS: Pollianna Almeida/Arquivo pessoalApós coletadas, as espécies de plantas alimentícias não convencionais foram identificadas pelos próprios alunos do projeto, dentro do laboratório escolar. Os estudantes também confeccionaram vasos autoirrigáveis produzidos a partir de garrafas PET, barbante de algodão e estilete. Com isso, as mudas foram plantadas em vasos nos espaços verdes da escola.

Segundo Pollianna, as sementes, folhas, flores e talos das Pancs são fontes de vitaminas, ferro e fibras, além de possuírem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os benefícios para saúde encontrados na trapoeba, por exemplo, podem ser aproveitados no preparo de chás, sucos, vitaminas, sopas, saladas, risotos e bolos, conforme indicou a professora.

aprovação das receitas

Panqueca de caruru recheada com carne moída e temperada com folhas de ora-pro-nóbis.FOTOS: Pollianna Almeida/Arquivo pessoalCom base no desempenho das espécies plantadas, foram elaboradas receitas utilizando as Pancs que melhor se adaptaram ao cultivo em vasos. O potencial alimentício e nutricional das plantas foi apresentado à comunidade escolar por meio da degustação e aceitação das receitas por parte dos alunos e professores.

“Foi demonstrado à comunidade escolar que espécies de plantas de crescimento espontâneo, com pouca exigência de condições climáticas e de fácil cultivo, podem ser introduzidas na alimentação diária, como fonte rica em nutrientes e sais minerais, sendo mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos. As Pancs podem ser produzidas em hortas caseiras ou no horto escolar, utilizadas na merenda ou como forma de enriquecer a alimentação da população carente que possui poucos recursos”, enfatizou Pollianna.

Formação e apoio Fapeam

A equipe que desenvolveu o projeto foi formada por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, que realizaram as atividades da pesquisa entre no período de julho a dezembro de 2021.

No caso da panqueca de caruru recheada com carne moída e temperada com folhas de ora-pro-nóbis, o percentual de aprovação foi de 100%, considerando a avaliação de 52 pessoas. Já a omelete de folhas e talos de erva-de-jabuti alcançou aprovação de mais de 57%.

“Nós, como professores, somos responsáveis pela formação de nossos alunos, e o ensino por meio de projetos torna o educando protagonista no processo de ensino aprendizagem, instigando-os na busca por conhecimento em busca de soluções para problemas vivenciados no seu dia a dia”, relatou a professora.

Pollianna Almeida classificou como essencial o apoio ofertado pela Fapeam, que resultou no sucesso do projeto, e agradeceu a oportunidade de ensinar aos alunos de forma inovadora.

Edição recorde

Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, registrou um número recorde de propostas submetidas ao PCE. A edição 2022 do programa teve 1.811 projetos inscritos por professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, ultrapassando as marcas históricas alcançadas nas edições de 2019, 2020 e 2021 (767, 912 e 1.088 propostas, respectivamente).

Sobre o PCE

O Programa Ciência na escola (PCE) é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no mês de maio.

Tags:educação básicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Por administrador
Governo do Amazonas

Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna

Por administrador
Governo do Amazonas

Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mundo Encantado do Natal começa no Parque Rio Negro com shows, fanfarra e atividades para crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Laura Abrantes termina 2025 como destaque do jiu-jítsu ao vencer o Mundial Kids em São Paulo

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?