Até esta sexta-feira (24), 211.176 pessoas ainda não tomaram a primeira dose, segundo a Semsa
Com o aumento de casos de Covid-19, a Prefeitura de Manaus orienta que a população procure as unidades da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) para atualizar o esquema vacinal. Neste sábado (25), o imunizante será ofertado em 11 pontos, que funcionam das 8h às 12h.
De acordo com o boletim da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde), a escalada de casos começou na terça-feira (21), com 68 casos confirmados, número que subiu para 132 na quarta-feira (22), e chegou a 215 na quinta-feira (23).
Ainda segundo a FVS, 20 pacientes estavam internados com diagnóstico de Covid em Manaus, na quinta-feira, sendo 16 em leitos clínicos e quatro em Unidade de Terapia Intensiva. Em relação ao esquema vacinal dos pacientes, oito não receberam nenhuma dose da vacina, 11 não completaram o esquema vacinal, e três estavam com imunização completa.
“Os dados apontam que a grande maioria das pessoas que evoluem para um quadro grave da Covid-19 não se vacinaram ou não completaram o ciclo de imunização”, disse o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.
Dados do Sistema Municipal de Vacinação mostram que, até esta sexta-feira, 211.176 pessoas aptas ainda não tomaram a primeira dose; 270.009 pessoas estão com a segunda dose atrasada; 718.528 estão com a terceira dose pendente; e outras 338.413 estão dentro do prazo para receber a quarta dose.
Os endereços dos locais de vacinação contra a doença podem ser conferidos no site da Semsa e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e semsamanaus no Facebook).
Públicos
Djalma Coelho explicou que o esquema de vacinação contra a Covid-19 pode começar, com a 1ª dose, por qualquer pessoa que tem 5 anos de idade ou mais. O secretário reforçou que a 2ª dose é essencial para completar o ciclo de imunização, conforme o intervalo definido pelo Ministério da Saúde para cada vacina. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados, obrigatoriamente, de um adulto responsável.
A 3ª dose está liberada para o público com 12 anos ou mais. As pessoas com idades entre 12 e 59 anos devem ter tomado a segunda dose há quatro meses ou mais; pessoas a partir de 60 anos devem respeitar o intervalo de três meses ou mais; adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão, dois meses ou mais; e adultos imunossuprimidos, 28 dias ou mais.
Já a 4ª dose pode ser recebida por adultos imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas com 40 anos de idade ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.
Locais de vacinação deste sábado (25):
8h às 12h
Zona Leste
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº -Zumbi
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário
USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves
Zona Oeste
UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória
UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I
Zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº – Flores
UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/nº – Morro da Liberdade
Zona Norte
Clínica da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
UBS Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1
UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova
UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786 – Santa Etelvina