Vereadores membros da Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Manaus (Comasa/CMM) participaram, na manhã desta quinta-feira (09/6), de uma reunião na concessionária Águas de Manaus com os dirigentes da empresa e representantes da Prefeitura para discutir a qualidade da água, abastecimento, cobertura e tarifa de esgoto.
O principal assunto discutido durante a reunião, foi a cobertura de esgotamento sanitário e o valor da tarifa cobrada aos manauaras. Atualmente, a cobrança de esgoto em Manaus equivale a 100% do valor cobrado sobre o serviço de abastecimento de água tratada. O serviço de coleta, tratamento e destinação final de esgoto na capital está disponível para pouco mais de 70 localidades entre conjuntos residenciais, condomínios e bairros de Manaus, representando um percentual de 22%.
O presidente da Comasa, vereador Eduardo Alfaia (PMN), disse que é papel fundamental da comissão comparecer e discutir a qualidade do serviços oferecidos pela concessionária. “A Comasa, junto com os vereadores têm o papel de fiscalizar os serviços feitos pela concessionária e o principal, atender as demandas da população, referentes à qualidade da água que abastece toda Manaus”, disse Alfaia.
A vereadora Thaysa Lippy (PP), destacou o papel do parlamentar a frente de debater e trazer respostas para a população. “É função de um vereador ouvir as demandas da população, e aqui nessa reunião, nós estamos tratando todos os assuntos possíveis para obter um resultado positivo”, destacou Lippy.
De acordo com o vereador Caio André (PSC), os serviços realizados pela empresa melhoram e atendem boa parte da cidade de Manaus. “Não podemos deixar de mencionar, que a qualidade, o abastecimento e o saneamento, estão bem melhores, mas ainda há muita coisa para ser melhorada e discutida, pois nosso intuito é conseguir uma taxa de esgoto acessível para o bolso do cidadão”.
Thiago Terada, diretor presidente da Águas de Manaus, ressaltou que a reunião era necessária, pois o vereadores já haviam solicitado o encontro. “A diminuição da taxa de esgoto, veio através dos vereadores, e com esse tema, está sendo feita uma análise, um estudo, para reunirmos com o prefeito e concretizar uma decisão”, disse o diretor.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Eduardo Alfaia (PMN), Caio André (PSC), Dione Carvalho (Patriota), Luis Mitoso (PTB), Professor Samuel (PL), Professora Jacqueline (União Brasil), Raulzinho (PSDB) e Thaysa Lippy (PP).
Texto: Saulo Viégas – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM