Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Combate à LGBTfobia: SES-AM atua na expansão do atendimento humanizado à população LGBTI+
Governo do Amazonas

Combate à LGBTfobia: SES-AM atua na expansão do atendimento humanizado à população LGBTI+

17 de maio de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 13 minutos
Por Agência Amazonas

Em 2021, o Amazonas foi um dos primeiros estados a instituir a Política de saúde LGBTI+

FOTO: Bruno Zanardo/SecomNesta terça-feira (17/05), Dia Mundial de Combate à lgbtfobia, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) destaca os avanços no atendimento prestado à população LGBTI+, na REDE pública de saúde. Em 2021, o estado foi um dos pioneiros do país a aprovar a Política de saúde à essa população, o primeiro na região Norte.

Além da adoção da política estadual, a SES-AM mantém atividades de ampliação dos atendimentos promovidos pelo Ambulatório de Diversidade Sexual, localizado na Policlínica Codajás, que está em atividade desde 2017. Atualmente, a secretaria atua na capacitação de profissionais da capital e do interior para promoção do atendimento humanizado nas unidades de saúde.

O avanço no atendimento à população LGBTI+ tem como um dos eixos principais a formação dos servidores da Atenção Primária em saúde (APS), em parceria com as prefeituras, e profissionais da média, alta complexidade e das áreas especializadas. A coordenadora estadual de saúde LGBTI+ da SES-AM, Vivian Marangoni, destaca a importância de sistematizar a formação destes servidores para que não seja algo pontual.

“Não é uma formação pontual de apenas um encontro, a questão realmente é uma sistematização da formação nos moldes de educação continuada mesmo, em que a gente consiga estar junto com os profissionais dos três níveis de assistência e também as maternidades. Pensando que a experiência da maternidade hoje não é uma experiência só de mulheres, mas também de toda a população LGBTI+ que tem o direito a ter uma gravidez, parto e puerpério dignos também”, esclarece a coordenadora.

Descentralização

A interiorização da assistência integral de saúde à população LGBTI+ também objetiva a descentralização do atendimento realizado no Ambulatório de Diversidade Sexual, na capital. Os serviços estão sendo expandidos para Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), o primeiro a aprovar uma política municipal de saúde LGBTI+.

“Em fevereiro a equipe da SES-AM promoveu, junto com a prefeitura de Tabatinga, uma formação com os servidores da saúde para prestar esse atendimento, falar da importância, do respeito a todas as questões de assistência à saúde LGBT, mas principalmente do nome social, respeito aos pronomes”, informou a coordenadora.

Atendimento

FOTO: Bruno Zanardo/SECOM O Ambulatório de Diversidade Sexual, que funciona na Policlínica Codajás, está em atividade desde abril de 2017, tendo iniciado com 24 pacientes, e que hoje acompanha mais de 700 pessoas, oferecendo assistência multiprofissional composta por uma equipe de profissionais de enfermagem, psicólogos, serviço social, fonoaudióloga e médicos especializados.

O atendimento no ambulatório é voltado para a questão da assistência ao processo transexualizador, incluindo o manejo hormonal, atendendo em maioria transexuais, travestis e pessoas não-binárias, mas também dando assistência a homens e mulheres homossexuais.

A coordenadora do ambulatório, Dária Neves, ressalta a constância no aperfeiçoamento do atendimento e a importância das parcerias firmadas com universidades, com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Organização Pan-Americana da saúde (Opas) e outras unidades de saúde.

“Estamos também desenvolvendo, através da parceria com a Universidade do Estado do Amazonas que nós temos, pelo Telessaúde, o atendimento a alguns municípios, como Parintins e Tabatinga. Criamos parcerias com o Serviço de Radiologia da Fundação Cecon, com o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Adriano Jorge e também da equipe de Urologia e Cirurgia”, disse a ginecologista e sexóloga.

O ambulatório está reforçando o contato com os municípios para promover as capacitações e cada vez mais descentralizar o atendimento, e assim levar o acompanhamento completo também para essa população que vive no interior do estado.

Tags:CodajásEstado do AmazonasManausparintinsTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam registra 6.433 atendimentos no Balcão do Cadastro Ambiental Rural em 2025 e amplia acesso à regularização ambiental no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios

Por administrador
Governo do Amazonas

Barezão 2026 tem abertura na Arena da Amazônia com Amazonas FC e São Raimundo e atividades na Vila Olímpica

Por administrador
Governo do Amazonas

Cachorro vítima de maus-tratos a animais é socorrido com corte no focinho e operado em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

Por administrador
Governo do Amazonas

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

Por administrador
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro

Por administrador

Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados

Por administrador
Governo do Amazonas

Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?