FOTOS: Antonio Lima/SecomA comédia musical “Uma Viagem Inclusiva pelo Folclore Brasileiro”, estreia nesta sexta-feira (23/09), às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. A representatividade é uma das marcas do espetáculo, encenado por Pessoas com Deficiência (PCDs) e promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A programação acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na quarta-feira (21/09).Artistas PCDs integram elenco de “Uma Viagem Inclusiva pelo Folclore Brasileiro”, que estreia na sexta-feira (23/09)
“Nós nos empenhamos em estimular os produtores artísticos e culturais na geração de conteúdo que seja acessível. Além disso, somos pioneiros em transmitir espetáculos e festivais com audiodescrição e Libras no Amazonas. A inclusão é um pilar desta gestão da Cultura. Ficamos felizes em levar essa apresentação maravilhosa para o Teatro Amazonas”, afirma o secretário.
A apresentação busca dar destaque ao tema e conta com a parceria de instituições como a Associação de Pais e Amigos do Down e a Escola Estadual Augusto Carneiro. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias, a inclusão é um compromisso da pasta.
Ao todo, serão 72 artistas envolvidos na apresentação do espetáculo, sendo 15 do Grupo Especial de Teatro e 23 da Formação de Dança do Liceu; 20 do Centro de Tradições Gaúchas Rancho Manauara; seis alunos da Escola Estadual Augusto Carneiro; quatro da Associação de Pais e Amigos do Down; e quatro do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica.
FOTOS: Antonio Lima/SecomO espetáculo do Grupo Especial de Teatro e de Formação em Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em conjunto com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), também tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Centro de Tradições Gaúchas Rancho Manauara.
FOTOS: Antonio Lima/SecomViagem pelo folclore brasileiro
FOTOS: Antonio Lima/SecomA apresentação é uma ficção inspirada em diversos contos, na qual um ser conduz a um mundo fantástico, a exemplo de histórias clássicas da literatura universal, como “Alice nos país das Maravilhas”, “Peter Pan”, “O Mágico de Oz”. Nesse caso, as histórias e contos brasileiros são retratados com características regionais, trazendo uma reflexão sobre a diversidade folclórica no Brasil, o país do Carnaval.
“O espetáculo nesse formato está acontecendo pela primeira vez, então a gente espera que todos possam perceber esse cuidado e preocupação que tivemos ao mostrar o trabalho e as habilidades artísticas desses artistas, buscando mostrar a importância de ações como essa, com novas possibilidades além da arte”, relata Sheila Campos, assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência da secretaria.
“É uma grande oportunidade de mostrar ao público o talento e as habilidades desses artistas, que cantam, dançam e contracenam com os atores do Grupo Especial de Teatro do Liceu”, conta Davi Nunes, diretor do Liceu e responsável pelo espetáculo.
O post Comédia musical inclusiva estreia no palco do Teatro Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.