Os membros da Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) da Câmara Municipal (CMM), definiram o vereador Joelson Silva (Patriota) para presidente, Everton Assis (PSL) para vice-presidente e Luis Mitoso (PTB) para a relatoria para analisar as emendas propostas pelos vereadores.
A comissão foi instalada nesta terça-feira (15/2), e teve a escolha dos cargos principais oficializada durante reunião, no início da tarde, após a sessão plenária. Joelson Silva, que indicou o vice e relator, explicou que todos os membros são bacharéis em direito e defendeu a escolha dos vereadores por serem capacitados para conduzir o trabalho que contará também com apoio da Diretoria Legislativa e da Procuradoria da Casa.
O cronograma e a definição da metodologia de trabalho para elaboração do anteprojeto da Loman devem ser definidos na próxima reunião prevista para acontecer dentro de 15 dias, de acordo com o presidente da comissão. “Tínhamos a ideia de fazer essa revisão há alguns anos, mas com a pandemia, não foi possível, e agora temos essa possibilidade. Será um trabalho minucioso e por isso cada vereador terá um importante papel dentro dessa comissão”, afirmou.
Joelson também acatou a ideia do vereador Caio André (PSC), para que cada parlamentar, membro da comissão, fique responsável por revisar pontos da Loman, de acordo com a sua área de atuação. “Acatamos a excelente sugestão apresentada, que vai dar maior fluidez a essa revisão, visto que cada vereador tem mais experiência em determinadas áreas”.
O parlamentar também afirmou que a revisão não ficará fechada aos vereadores da comissão e que todos poderão participar do processo. “Todos poderão dar suas sugestões para melhorarmos a Lei, com certeza todos tem interesse nisso e, por isso, estamos com as portas abertas para receber todas as ideias”, enfatizou.
Fazem parte da comissão, os vereadores Joelson Silva, Luis Mitoso (PTB), Everton Assis (PSL), Eduardo Assis (Avante), João Carlos (Republicanos), Marcio Tavares (Republicanos), Eduardo Alfaia (PMN), Marcelo Serafim (PSB), Caio André (PSC), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Fransuá (PV), Yomara Lins (PRTB), Thayssa Lippy (PP) e professora Jacqueline (Podemos).
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM