Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Conselho Estadual de Educação conceitua curso de Medicina da UEA com nota 4,43
Amazonas

Conselho Estadual de Educação conceitua curso de Medicina da UEA com nota 4,43

18 de novembro de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Atualmente, o curso conta com 64 doutores, 51 mestres e 35 especialistas. FOTO: Daniel Brito/Ascom UEACorpo docente qualificado, investimentos em infraestrutura e foco na formação de profissionais de excelência são alguns dos indicadores que contribuíram para que o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fosse conceituado com a nota 4,43 pelo Conselho Estadual de educação do Amazonas (CEE-AM), em uma escala avaliativa de 1 a 5. A pontuação elevada, divulgada por meio da Resolução n° 139/2022 do colegiado, reconhece o compromisso da UEA com a qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes.

Por Agência Amazonas

Avaliação reconhece compromisso da UEA com qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, o objetivo da universidade é capacitar profissionais com conhecimento e habilidade técnica e humana. Ele afirma que a boa avaliação é importante, pois proporciona maior procura da instituição por parte dos alunos.

Durante a avaliação, são analisadas três diferentes áreas do curso: a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico. O corpo docente corresponde a 40% da avaliação, sendo verificados critérios como o tempo de experiência na docência, a aptidão multidisciplinar, produção científica, a capacitação e o apoio aos professores. Atualmente, o curso conta com 64 doutores, 51 mestres e 35 especialistas.

FOTO: Daniel Brito/Ascom UEAO Conselho destina 30% da avaliação aos critérios de infraestrutura. O curso conta com 22 salas de aula, 2 auditórios e 17 laboratórios na escola Superior de ciências da saúde (ESA/UEA). Entre os laboratórios disponíveis para a comunidade acadêmica estão os de Anatomia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Patologia e Técnica Cirúrgica.

“A gestão superior da UEA está empenhada em fortalecer os cursos da universidade em todas as áreas. A nota que o curso de Medicina recebeu é um símbolo dos avanços que alcançamos em tão pouco tempo. Além disso, receber reconhecimento é primordial para que possamos seguir avançando. Meus parabéns a todo o corpo docente e discente”, disse.

Outros 30% dos indicadores avaliados são referentes ao projeto pedagógico do curso, que trata da estrutura curricular e distribuição das disciplinas e atividades de ensino. O Núcleo docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da UEA, que tem como atribuição o acompanhamento e a concepção do projeto pedagógico, conta com a participação de 15 professores doutores, o que corresponde à metade da composição do Núcleo.

Além disso, o curso conta com uma estrutura de instituições conveniadas, onde são realizadas atividades práticas, como o internato.

“Receber uma boa avaliação é muito importante para a autoestima de todo o corpo docente. Isto representa um retorno positivo do trabalho que desenvolvemos e reflete diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O próximo passo a ser conquistado é o hospital universitário da UEA, que será muito importante para que consigamos, cada vez mais, formar excelentes profissionais para atender à população”, comentou.

O coordenador do curso de Medicina da UEA, Domingos Sávio, ressalta que o corpo discente é formado por alunos de diferentes regiões do estado, indígenas e pessoas com deficiência (PcDs), um fato que reforça o caráter de inclusão social e diversidade do curso.

Como forma de investir na expansão do conhecimento, no dia 13 de julho, a gestão da UEA, tendo à frente o reitor André Zogahib, entregou 339 novos livros ao acervo da biblioteca da unidade, com temas voltados, especialmente, para o estudo da Medicina, contemplando disciplinas como Anestesiologia, Radiologia, Anatomia, entre outros.

Acesso expandido ao conhecimentoAo conceituar a infraestrutura disponibilizada pelo curso, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA) também foi avaliado e contribuiu para que o resultado alcançado fosse positivo. A biblioteca da escola Superior de ciências da saúde conta, atualmente, com um moderno sistema de autoatendimento e espaços amplos para estudos individuais e em grupo.

Sobre o curso

Criado em 2001, o curso de Medicina da UEA concedeu grau à primeira turma em 8 de novembro de 2007. Desde então, a universidade formou 1.652 médicos. Atualmente, a UEA conta com 893 alunos matriculados no curso e oferta, a cada semestre, novas 60 vagas por meio do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Entre as ferramentas disponíveis aos alunos está o sistema Proquest, uma base de dados que permite ao usuário consultas off-line a materiais como livros, periódicos e revistas relacionados a sua área de estudo. Recentemente, a UEA disponibilizou o UpToDate, uma plataforma na qual docentes e acadêmicos podem pesquisar recomendações de questões voltadas à prática clínica.

O objetivo do curso é formar o médico generalista, com capacitação humanista, crítica e reflexiva, para atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, com senso de responsabilidade social e compromisso com a Cidadania.

Tags:Estado do Amazonasmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima fortalece desenvolvimento de Tabatinga com nova fábrica envasadora de água e investimentos em infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?