Coordenadores e técnicos da prefeitura participam de ‘Capacitação sobre Sistemas e Informação da Proteção Social Básica’
16/12/2022 14h50Coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participaram, nesta sexta-feira, 16/12, do encerramento da “Capacitação de Sistemas e Informação da Proteção Social Básica”, promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), em parceria com a gestão municipal.
Iniciado na quinta-feira, 15/12, o curso buscou capacitar os servidores da secretaria quanto ao Registro Mensal de Atendimentos (RMA), sistema onde são registradas, mensalmente, as informações relativas aos serviços ofertados e o volume de atendimentos nos centros de referência. “Essa capacitação vem para fortalecer ainda mais as atividades desenvolvidas dentro dos Cras, que é nossa porta de entrada para a assistência social, e qualificar nossos servidores, aproximando o equipamento da população a partir de um olhar de carinho, respeito e profissionalismo com os nossos usuários”, descreveu a secretária-executiva adjunta da Seas, Laudenise Oliveira.
“A determinação da atual gestão é que o atendimento à população vulnerável seja realizado da melhor forma possível. Para isso, é necessário que nossos servidores estejam devidamente qualificados e a parceria que temos com a Seas e o governo do Estado é essencial, trazendo um treinamento de dois dias para tratar do Programa de Atenção Integral à Família (Paif)”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
“São instrumentos importantíssimos para que se tenha ciência da realidade do atendimento nas unidades e as demandas que conseguem ser atendidas. Os registros servem ainda, por exemplo, para que possamos realizar o levantamento de tudo o que podemos e devemos melhorar e desenvolver quanto a projetos e serviços ofertados aos nossos usuários”.
Ana Paula Sarrazim, gerente do Paif na Semasc, explicou, ainda, que, ao abordar temas como a vigilância assistencial, relatórios de atendimento e prontuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além do próprio registro, a capacitação abre oportunidades para levantamento de dados, para que sejam identificadas as demandas do município de maneira precisa.
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
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Fotos – Marcely Gomes / Semasc
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