Foto: Eduardo Cavalcante / SeducA Escola Estadual Cívico Militar Fueth Paulo Mourão, situada na zona oeste de Manaus, encontrou um jeito de unir o conhecimento e a prática esportiva: a “Copa do Mundo Fueth 2022”. A abertura dos jogos foi realizada nesta segunda-feira (17/10) e cada turma ornamentou sua sala e apresentou um número cultural sobre a nação representada.Alunos aprendem também sobre cultura dos países participantes
Diferentemente do mundial de futebol, a “Copa Fueth” abrange outras modalidades, como futsal, vôlei, cabo de guerra, queimada e damas. Outra atividade realizada nesta tarde foi a eleição da rainha que representará os jogos deste ano.
As competições começam na quinta-feira (20/10) e seguem até a semana seguinte. As disputas acontecem entre os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
“Esse trabalho foi pensado primeiramente pelas professoras e professores de Educação Física, tanto da manhã, quanto da tarde, aí o projeto se desenvolveu e culminou nesse trabalho interdisciplinar. Ele é voltado não somente para o esporte, mas também para a cultura dos países representados aqui. Então, aproveitamos esse clima de Copa do Mundo que estamos começando a viver e vamos trabalhar o esporte junto com a cultura”, explica Alexandre.
Um dos dos orientadores do projeto, Alexandre Augusto, professor de Educação Artística, descreve o desenvolvimento da iniciativa. Ele é orientador da turma de 6° ano, que representa Portugal.
“O trabalho da “Copa Fueth” foi uma iniciativa muito boa, porque isso faz com que nós, adolescentes, possamos descobrir mais sobre os países, ter mais interesse sobre a cultura deles e também fazer com que a gente não fique parado só no ensino de algumas matérias, por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática. Então, essa iniciativa foi uma coisa inovadora para nós também, porque é a primeira vez que participamos de algo assim e estamos nos empenhando muito para que ocorra bem e que as pessoas gostem de assistir”, comenta o estudante.
Interações
Todo aprendizado fora da sala de aula gera mais entusiasmo nos estudantes, como conta Maurício Queiroz, de 15 anos. Ele cursa o 9º ano do Ensino Fundamental e ficou empolgado com a atividade proposta.
O post “Copa do Mundo Fueth 22”: escola estadual promove evento esportivo inspirado no mundial de futebol apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.