FOTO: Divulgação/CBMAMO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, neste sábado (26/03), solenidade de lançamento do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Petrópolis, e teve a presença de 200 crianças e adolescentes, matriculadas no programa, e também de autoridades civis e militares.
Há 10 horas
Por Agência Amazonas
O projeto irá acontecer na capital e interior do estado
No Amazonas, Proebom iniciou suas atividades no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) no ano de 2003, chamado de Brigada Mirim. Em 2015, adotou a nova formatação que hoje está em vigor. Com nova matriz curricular e nomenclatura, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade instrutiva aos alunos, sempre pautados em valores éticos, morais e educacionais, cuja metodologia é erigida a partir dos quatro pilares da educação estabelecida pela UNESCO: Ser – espiritualidade; Conhecer – ciências; Saber – filosofia e Fazer – arte.
O programa, que irá acontecer nos batalhões da corporação em Manaus e em todos os pelotões e companhias do interior, tem como objetivo contribuir na formação de crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de cidadania e civismo, e tem base na doutrina militar. Os ensinamentos do programa estão ancorados na hierarquia, disciplina e cidadania, sendo um pilar auxiliar no desenvolvimento da criança e do adolescente, que serão agentes transformadores de sua própria história.
Durante a solenidade de lançamento do programa, o Comandante-Geral do CBMAM, Coronel Orleilso Ximenes Muniz, falou sobre a importância do projeto que é o maior investimento que se pode dar àqueles que mais precisam: as crianças e adolescentes.
Na capital, o Proebom irá atender cerca de 150 crianças e adolescentes, distribuídas entre o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE), Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) e 1º Batalhão de Incêndio (1º BI). Já no interior, o programa atenderá 500 crianças, distribuídas nos dez municípios onde o CBMAM possui companhia ou pelotão, que são: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba, Tabatinga, Tefé, Humaitá, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Cada unidade militar irá formar uma turma com 50 (cinquenta) crianças e adolescentes.
“O programa, que tem o apoio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), busca formar cidadãos conscientes de suas potencialidades, deveres, direitos e responsabilidades, para que assim possa ter condições de contribuir para a melhoria da comunidade em que está inserido e também interagir com a sociedade em geral”, disse o coronel..