FOTOS: DivulgaçãoNo dia 13 de maio, às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei do Inocentes, Centro), o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) lança o projeto audiovisual “Palavras em Movimento, uma homenagem a Thiago de Mello”. A ação, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, encerra a programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, com entrada gratuita.
Há 24 segundos
Por Agência Amazonas
Vídeos inspirados nas obras do escritor amazonense foram gravados em espaços culturais do Estado
“Esse material audiovisual traz releituras de trechos de poemas, textos e livros de Thiago de Mello, escolhidos e interpretados por bailarinos do CDA. Todas as quartas e sextas-feiras, um vídeo será postado nas redes sociais do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Youtube”, afirma o produtor. “As gravações aconteceram nos espaços culturais gerenciados pelo Governo do Amazonas”.
O projeto, com direção artística de Mário Nascimento e curadoria literária de Allison Leão, consiste na exibição semanal de vídeos de dança, inspirados nas obras do escritor amazonense, falecido em janeiro deste ano. Segundo o produtor artístico Wallace Heldon, foram produzidos 20 vídeos, que vão ser publicados nas plataformas digitais.
“Conseguimos conversar com o público da internet e consolidar uma nova plateia, para divulgar o trabalho do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Estamos dando continuidade a este projeto e, assim, conseguimos atender este novo público que a pandemia nos trouxe”, comenta Wallace Heldon.
Catalogação
A produção artística do “Palavras em Movimento” iniciou em 2020, durante o período de isolamento por conta a pandemia de Covid-19, quando o CDA lançou o projeto “Sobreviver”, que reúne vídeos de dança gravados e editados pelos próprios bailarinos. Conforme o produtor, o material foi postado nas redes sociais e teve grande repercussão.
Segundo o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o projeto “Palavras em Movimento” faz uma homenagem ao poeta Thiago de Mello.
Estreia
O primeiro vídeo, “Uma valsa que cega”, foi gravado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), interpretado pelo bailarino Luan Cristian. Em seguida, está programado um debate com a participação da diretoria do CDA, profissionais da dança, acadêmicos, comunidade artística e público em geral.
Ficha técnica
O projeto “Palavras em Movimento – Uma homenagem ao Poeta Thiago de Mello” é uma realização do CDA em parceria com o Núcleo Audiovisual e Departamento dos Centros Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
“Associar a dança a um dos poetas mais influentes e respeitados do país é louvável. Os vídeos produzidos vão traduzir o homem nortista e sua posição na sociedade de maneira singular, que somente a dança consegue transmitir para o público”, destaca o secretário.
Além de Wallace Heldon, na produção artística, e Mário Nascimento assina a direção artística. Victor Venancio, Helen Rojas, Alex Maia, Gandhi Tabosa atuam como assistentes de vídeo, Eduardo Klinsmann e Paulo Chamone trabalham na assistência de produção e criação, e Allison Leão, na curadoria literária.