FOTOS: Divulgação/CosamaA Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) enviou uma equipe de técnicos a Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus) para realizar uma operação emergencial no sistema de abastecimento de água do município, por meio de uma ação conjunta com órgãos municipais. A equipe apresentou um relatório técnico-operacional com ações necessárias, que estão sendo realizadas em caráter de urgência, a fim de evitar paralisação do abastecimento na localidade.Ação acontece por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal
Termo de cooperação
“Essas ações pressupõem dar continuidade às limpezas e desinfecções nos centros de produção de água subterrânea – poços tubulares; instalações de dispositivos (componentes de controle e comando), conferindo assim mais segurança aos equipamentos eletromecânicos; by pass de sistemas, gerando mais vazão de água a localidades que estão com dificuldade de abastecimento; e estudos de sondagem para viabilidade de perfuração de novos poços, aumentando assim a oferta de água a todo o município”, informa o analista químico Raphael Dias.
O termo de cooperação também foi assinado pelo diretor-presidente, Armando do Valle, e pelo vice-prefeito da cidade, Lira de Castro.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou em 2021 um Termo de Cooperação Técnica para melhorar e ampliar o sistema de abastecimento de água no município de Envira, sendo o trabalho realizado por meio da Cosama. No total, serão investidos R$ 4 milhões no sistema de abastecimento.
Ainda em 2021, após a assinatura do termo, a Cosama realizou ações seguindo as orientações do governador Wilson Lima, após a Prefeitura Municipal solicitar o apoio do Governo do Estado, em razão de situação de calamidade pública decretada no município decorrente da estiagem do rio e do nível crítico de funcionamento e contaminação dos poços de água.
Força-tarefa
O post Cosama realiza operação emergencial no sistema de abastecimento de água de Envira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
A Cosama executou uma força-tarefa conjunta com a prefeitura para a manutenção dos 11 poços de captação existentes na cidade, seis dos quais estão sendo recuperados, por estarem inativos.