Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Defensoria Pública inaugura sede própria em Coari
Amazonas

Defensoria Pública inaugura sede própria em Coari

3 de novembro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

O NOVO prédio está localizado na avenida do Futuro (estrada do aeroporto), no bairro da UNIÃO – FOTO: Evandro Seixas/DPE-AMA defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta quinta-feira (03/11), sua sede própria no Polo de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Com conceito sustentável e construída com recursos próprios, a unidade vai proporcionar mais conforto à população, assegurando Cidadania e acesso à justiça. O polo também atende o município de Codajás (distante 240 quilômetros da capital).

Por Agência Amazonas

Estrutura foi construída de forma sustentável, oferecendo mais conforto e comodidade à população do município

“A Defensoria quer ocupar de fato o lugar que lhe é devido, que é estar perto da população, principalmente dos vulneráveis. Uma unidade própria, construída com o conceito de sustentabilidade, é a prova de que a Defensoria está à disposição das pessoas para garantir acesso à justiça e para que direitos violados sejam reestabelecidos”, pontuou.

Desde dezembro de 2020 a Defensoria mantém uma unidade fixa em Coari, que até então funcionava em um prédio alugado. A construção de uma sede própria, segundo o defensor público geral, Ricardo Paiva, é uma clara demonstração de que a interiorização do órgão é um caminho sem volta.

FOTOS: Evandro Seixas/DPE-AMPara o coordenador do Polo de Coari, defensor público Thiago Torres, a sede própria confere maior credibilidade à Defensoria e permite oferecer atendimento à população de forma mais humanizada.

O NOVO prédio está localizado na avenida do Futuro (estrada do aeroporto), no bairro da UNIÃO. Construída com a utilização de contêineres, assim como o Polo Rio Negro-Solimões (em Manacapuru), a unidade conta com auditório, sala de espera e triagem, banheiros, depósito, galeria com acesso por rampa, sala de atendimento, copa, espaço para reuniões, estacionamento para carros, motocicletas e bicicletário.

A obra atende a um cronograma estabelecido pela atual gestão, que teve início em 2020, e integra o Programa de Necessidades elaborado pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia, em parceria com a Diretoria de Planejamento e Gestão da DPE-AM.

“Uma instituição com sede própria no interior tem mais credibilidade aos olhos da população. Este é um marco para o município, pois a Defensoria veio para ficar aqui”, disse. “Nessa nova estrutura, nós vamos atender as pessoas de forma ainda mais digna, com mais espaço, e, sobretudo, trazendo mais qualidade aos serviços prestados pela Defensoria”.

“Primeiro quero enfatizar a importância da Defensoria para todo cidadão, principalmente os mais carentes, e a importância dessa atuação no interior do estado, que é onde a gente precisa efetivar as políticas públicas, e levar para o caboclo não só o acesso à justiça, mas também o acesso à saúde, educação, buscando que os direitos humanos sejam resguardados. E a Defensoria tem feito isso”.

Interiorização e crescimento

Diversas autoridades do Estado e do município de Coari prestigiaram a inauguração da nova sede. O procurador-geral de justiça, Alberto Nascimento Júnior, destacou a importância da interiorização, para alcançar os mais carentes.

Atualmente, a Defensoria mantém 12 sedes funcionando em regime de polo no interior do Amazonas, além de unidades em Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Careiro Castanho, alcançando mais de 50 municípios. O Polo Rio Negro-Solimões, em Manacapuru, e o Polo de Coari, foram os primeiros a ganharem espaço próprio.

Para o corregedor-geral da DPE-AM, Marco Aurélio Martins, o trabalho da Defensoria vem rendendo frutos no interior. Ter uma unidade própria, na avaliação dele, solidifica a atuação da instituição. “É ótimo para que os assistidos sejam acolhidos, é excelente para fincar raízes e para que a gente seja difuso”, afirmou.

“Nesses últimos dois anos estamos chegando mais perto da população. Mas hoje estamos em um contexto diferente, com defensores no interior, com servidores concursados, estruturas construídas com recursos próprios, dando um claro recado: do interior, não saímos mais”, reforçou Ricardo Paiva.

Tags:CareirocoariCodajásEstado do AmazonasmanacapuruManausmanchtePresidente Figueiredorio preto da eva
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?