Há 38 minutos
Por Agência Amazonas
Data está sendo comemorada em cinco Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, em Manaus
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AMO Dia Mundial da Infância, comemorado nesta segunda-feira (21/03), está sendo celebrado em Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) com programação educativa e recreativa. No Caic+ Especialidades Ana Braga, na zona leste da capital, ações lúdicas envolveram os pacientes que aguardavam atendimentos e serviços na unidade.
A diretora do Caic+ Ana Braga, Shaira Castro, destacou a importância da realização das atividades recreativas, por meio de fantoches, palhaços, teatro e dinâmicas, realizadas neste dia. A ação na unidade teve o apoio da ONG Clamor das Ruas.
“Estamos com uma programação voltada para o lado recreativo das nossas crianças e também vamos aproveitar e fazer algumas atividades educativas, distribuir brindes e lanche. Hoje é uma atividade diferenciada para alegrar nossas crianças. Essa data é muito importante porque é um momento de reflexão sobre como está o desenvolvimento das nossas crianças, o acesso delas à saúde e a questão social”, contou a diretora.
Educação em saúde
A programação na unidade incluiu também dinâmica do impacto dos hábitos alimentares à saúde bucal para conscientizar as crianças da importância da higiene bucal, além da distribuição de kits odontológicos.
“Trabalhamos a alimentação saudável, o que faz bem e o que não faz. E eles também fizeram uma brincadeira lúdica de montagem dos dentes em uma boca sem dentes, que é para ter a visão de como é bonito uma boca com os dentes saudáveis”, afirmou a dentista Ingrid Alves.
No Caic Dr. José Contente, a direção da unidade reforçou a importância de brincar durante a infância para os pais e responsáveis. “Brincar é um direito da criança porque representa uma maneira particular de expressar suas emoções e pensamentos. O brincar proporciona desenvolvimento da criatividade, das funções motoras e fortalecimento das relações sociais do ambiente sociocultural que o indivíduo está inserido”, explicou Helione Pontes, psicóloga e diretora do Caic.
Todos os cinco Caics, em funcionamento na capital, estão com programação para as crianças nesta data, enfatizando cuidados básicos com saúde, direitos e o bem-estar infantil. As unidades prepararam palestras informativas, incluindo temas como direito à vacinação, teste do pezinho, formação social e educacional e outros direitos da criança. O Dia Mundial da Infância foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover uma reflexão a respeito das condições de vida das crianças no mundo.
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AMAcesso
O agendamento de atendimentos no Caic+ Ana Braga ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O paciente, de 0 a 17 anos, realiza consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+, que precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.
Nos demais Caics, a marcação de consultas pediátricas é realizada pelo contato de WhatsApp disponibilizado por cada unidade.
Caic Gilson Moreira – (92) 3581-9902
Agendamento diariamente, a partir das 7h
Caic Dr. José Contente – (92) 3247-2500
Agendamento toda sexta-feira, a partir das 7h
Caic José Carlos Mestrinho – (92) 3659-2303
Agendamento diariamente, a partir das 7h
Caic Moura Tapajós – (92) 3643-5850
Agendamento diariamente, das 7h às 16h30
Caic+ Especialidades
Caic+ Ana Braga – (92) 3647-3200
Agendamento via Sisreg