Diego Afonso falou sobre a importância da realização da reunião do FOPAZFM pela primeira vez na Casa Legislativa. “A Câmara é a caixa de ressonância da população, e aqui de fato, é o Fórum Permanente que discute todos os impactos econômicos que a Zona Franca de Manaus vem sofrendo. Está presente hoje, diversas Entidades e representantes, onde vamos debater soluções e isso, vai embasar os trabalhos da Frenpre, o relatório, as proposituras que poderão facilitar o setor da indústria que é o maior ciclo econômico”, ressaltou.O presidente da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos Impactos Causados pela Covid-19 (Frenpre), vereador Diego Afonso (União), participou da primeira reunião de 2022 do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), abordando sobre a importância da revitalização do Centro de Manaus para a retomada da economia, além dos debates que servirão como base para o ‘revogaço’ a ser realizado pela Casa. A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (22/2), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A Prefeitura de Manaus vai promover a revitalização do Centro através das secretarias com a ocupação de prédios antigos, dos bombeiros, INSS, base, correios, receita federal, entre outros. “Esse projeto para o Centro da nossa cidade, irá gerar movimentação do comércio e com isso, auxilia na diminuição da criminalidade, além de proporcionar novas opções para melhorar o turismo econômico”, explicou Afonso.
Segundo Afonso, os debates expostos são importantes para basear os trabalhos da Frenpre em relação ao ‘revogaço’ que será realizada pela Casa Legislativa com a participação de todos os gabinetes. “Além da participação da Frenpre em apontar e prestar contas com a sociedade, também escutaremos as discussões para analisarmos se podemos incluir no grande revogação de Leis que ocorrerá no parlamento”, explicou.
Na reunião que foi realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vários temas foram debatidos, como a regularização fundiária, área de expansão do Distrito Industrial (AEDI), recuperação das vicinais, asfaltamento das vias da área de expansão do AEDI, questões da aplicabilidade do ITR x IPTU, adesão de Manaus ao programa Garantia-Safra, revitalização do Centro, criação e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, implementação de sistemas de inspeção e fiscalização sanitária para agricultura familiar, entre outros.
Estiveram presentes os representantes vereadores membros da Frenpre; das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Amazonas (Fecomércio-AM); das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); do Comércio, da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea); dos Trabalhadores da Indústria (FTI); dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-AM); e dos Trabalhadores do Comércio (Fetracom-AM).Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador