O vereador de Manaus, Dione Carvalho (Patriota), utilizou o seu tempo no grande expediente desta terça-feira (29/3), no plenário da Câmara Municipal, para anunciar que está elaborando um projeto de lei a ser apresentado ainda no primeiro semestre desse ano, em que sugeri a obrigatoriedade das escolas municipais disponibilizarem equipamento de optometria, a fim de diagnosticar os alunos que por ventura possam ter problemas de vista.
A ideia surgiu de sua própria experiência de vida, enquanto aluno, quando tinha muita dificuldade de acompanhar o conteúdo dado em sala de aula pelos professores, e que não tinha oportunidade de descobrir a razão na época. “Lembro que não conseguia enxergar direito o quadro, e como não tinha condições de fazer exame não consegui descobrir a tempo, o que me prejudicou muito durante a minha época de estudante”, afirmou o vereador.
Por ser um projeto que vai requerer um estudo de viabilidade orçamentária junto a Prefeitura de Manaus, o parlamentar também sugeriu que possa ser feito mediante parceria público-privada, com empresas de óticas que atuam no segmento em Manaus, que poderia realizar os exames e também subsidiar os óculos, para os alunos que tivessem o problema detectado.
“Agora vou debater juridicamente com o corpo técnico da Semed, que atualmente está sob a direção da competente, Sra. Dulce Almeida, e também com profissionais da Semsa, e conforme for a avaliação de todos iremos dar o prosseguimento necessário dentro da Câmara Municipal”, ressaltou Dione Carvalho, já antecipando que também está tratando pessoalmente da aprovação do futuro PL junto aos seus colegas de parlamento.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM