O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) parabenizou em plenário, na última segunda-feira (30/5), o atual arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, pela nomeação dada pelo papa Francisco como um dos 21 novos cardeais da Igreja Católica. A cerimônia que consagrará dom Leonardo está marcada para o Consistório, que é a reunião dos cardeais, no dia 27 de agosto de 2022 em Roma.
Além de assumir funções administrativas no Vaticano, o cardeal é responsável pela escolha do novo Papa.
Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, ele assumiu o cargos antes ocupado por Dom Sergio Castriani, desde 2013. Anteriormente, Steiner ocupava o cargo de chefe da Igreja local como bispo auxiliar de Brasília.
“Significa um respeito muito grande com nosso povo do Norte do país. Meus parabéns a dom Leonardo por essa conquista”, salientou o parlamentar, grande devoto da Igreja Católica.
De acordo com o “Vatican News”, entre os 21 novos cardeais, também estão o arcebispo de Dili (Timor Leste), dom Virgílio do Carmo da Silva, e o prefeito apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia), dom Giorgio Marengo, de apenas 48 anos, que será o mais jovem do Colégio Cardinalício.
Dom Leonardo Steiner
Leonardo nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma (Brasil). Executou sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.
Seguiu seus estudos na Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Adquiriu a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM