De propositura do vereador Dr. Daniel Vasconcelos, defensor da causa, nesta última quarta-feira (20/4), foi realizada a reunião solene em homenagem ao Dia do Índio na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizado no bairro Santo Antônio.
O objetivo foi homenagear os serviços de excelência prestados em prol dos povos indígenas da cidade de Manaus. Ao todo, foram homenageados 111 lideranças indígenas e profissionais que se dedicam a esta causa. Na reunião, estiveram representantes de 47 etnias oriundas das regiões do Baixo Solimões, Rio Madeira, Rio Purus e Baixo Amazonas.
Durante a sessão, Daniel frisou a importância da presença dos defensores da causa e indígenas. “Para a gente, é uma honra muito grande recebê-los na Câmara Municipal de Manaus que é a casa do povo. Vocês não imaginam o quão estamos felizes com essa Casa lotada, tanto de pessoas que apoiam a causa, quanto de povos indígenas”, destacou
Indígena e artesã, Marina da Silva, agradece ao parlamentar por este convite para um evento tão grandioso. Ela também estava presente vendendo seus artesanatos no memorial Carlos Zamith. “Agradeço ao vereador Daniel por ter me convidado, é uma honra está presente para nos prestigiar e enaltecer nossa cultura”, falou.
Adriel Kokama, presidente dos caciques de base do Brasil e juiz em mediação em causa indígenas compôs a mesa no plenário Adriano Jorge e destacou a importância desta data em alusão aos povos indígenas do Brasil. “Para nós, é um dia que a sociedade brasileira homenagear nosso povo. Uma data para que nós possamos ver o que houve de avanços e de retrocessos”, ressaltou.
Além do vereador, estiveram presentes na solenidade o diretor presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Zenilton Ferreira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Ademir, o coordenador regional da Federação Nacional do Índio (FUNAI), Francisco Castro, o diretor espiritual da Pastoral Indigenísta da Arquidiocese de Manaus, Padre Robert, a representante do Movimento de Mulheres Nacional, Cecília Andrade e a coordenadora dos Povos Indígenas de Manaus e entorno, Marcivana Santeré Mawé.
Exposição de artesanato indígena
Além da reunião solenidade, também foi de propositura de Daniel a exposição de artesanato indígena, que aconteceu no memorial Carlos Zamith, localizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O evento foi realizado no dia 19/4 até 20/4.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM