O Projeto de Lei nº684/2021, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (PMN), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI), propõe a reutilização de resíduos asfálticos resultantes do serviço recapeamento das ruas de Manaus. Os detritos poderão ser submetidos a um serviço de reciclagem, denominado como fresagem, e serão reutilizados para asfaltamento de vias em ramais e estradas vicinais.
“Todos os anos, as ruas de Manaus passam por recapeamento, e o asfalto retirado geralmente é descartado. Por isso, o nosso objetivo é instituir essa lei que utiliza a fresagem como alternativa para que a prefeitura diminua a produção de lixo e ainda promova a melhoria da infraestrutura da zona Rural”, defendeu Alfaia.
Segundo Eduardo, a fresagem é utilizada em diversos estados do Brasil, como Santa Catarina e São Paulo, sendo um das principais métodos de pavimentação escolhidos. Além da questão econômica (pois é permitido que se utilize até 60% do material), é garantida a qualidade e desempenho superior ao tipo de asfalto tradicional, pois são adicionados outros produtos como espuma de asfalto, emulsões, cimento ou cal.
“Sabemos que a questão das vias na zona Rural é bastante complexa, devido a distância dos centros urbanos e a dificuldade de manter essas obras nos períodos chuvosos, por isso, acredito que com a fresagem podemos ter redução significativa dos gastos da prefeitura, além de utilizar um produto muito mais resistente do que o asfalto comum”, explicou o parlamentar.
O vereador ainda opinou que este trabalho poderá ter impactos diretos na economia, uma vez que os produtores rurais terão mais facilidade de escoar suas produções nos mercados e feiras da Cidade.
O PL foi deliberado em Plenário na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (04/4), e segue para a análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa.
Texto e foto: Társis Luz – Assessoria de Comunicação do vereador