Mobilização de prevenção e educação ocorreu nesta quinta-feira no porto de Manaus – FOTO: Divulgação/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (23/06), no Porto de Manaus, zona sul da capital, ações educativas de prevenção e orientações em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, além de outras doenças crônicas como a tuberculose.
Há 8 minutos
Por Agência Amazonas
A mobilização ocorreu nesta quinta-feira (23/06) em virtude da 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, orienta que os cuidados com a saúde merecem atenção neste período de festa realizado em Parintins. “As orientações repassadas pelas equipes técnicas da fundação ajudam na transmissão de informações, para que possamos combater doenças com ações educativas”, destaca Tatyana.
A mobilização ocorre em virtude da 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins, onde há um aumento de fluxo de pessoas no porto de Manaus, em deslocamento para o município, tornando-se oportuno e necessário ações educativas para promoção da saúde.
“Foram distribuídos panfletos informativos com foco nas pessoas que estivessem em deslocamento para Parintins. Também foi realizado, em pessoas sintomáticas respiratórias, o exame de escarro para detecção de tuberculose, além da oferta de testes rápidos. A ação teve boa adesão e a gente conseguiu êxito no que foi proposto”, afirmou Luciana.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, na FVS-RCP, Luciana Koba, o foco da ação de mobilização foi voltada para a população que está a caminho de Parintins, por ocasião do Festival Folclórico, que será realizado de sexta-feira (24/06) a domingo (26/06).
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), Lara Bezerra, a ação ocorreu de forma integrada com todos os órgãos envolvidos.
Além da FVS-RCP participam da mobilização a Associação Katiró, Policlínica Cardoso Fontes, Comitê de Controle de Tuberculose no Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPEducação em saúde
As equipes da FVS-RCP, ofertaram orientações de prevenção sobre: Tuberculose, HIV, Sífilis e Hepatites B e C, testagem rápida para ISTs, HIV e Hepatites B e C, distribuição de preservativos e distribuição de material educativo e informativo sobre os locais de atendimento em Parintins.
“Foi alcançado o público do entorno da feira da Manaus Moderna e do Porto de Manaus, pessoas que estavam indo para Parintins, conseguimos acesso aos barcos com distribuição de preservativos e panfletagem”, detalha Lara.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.
Nas testagens, foram atendidas 53 pessoas com realização de 212 testes. Na ação foram detectados cinco casos de sífilis. Também foram distribuídos 200 preservativos femininos (internos) e 9.527 preservativos masculinos. Foram realizadas cinco coletas de amostras para exame de escarro e distribuídos 1.772 folders com orientações acerca de IST/HIV.